Farmacêutico está à frente de pesquisa de Covid-19 no Sergipe

Um farmacêutico está a frente da pesquisa na UFS sobre a propagação da Covid-19 no estado de Sergipe. Outros profissionais da saúde fazem parte.
Farmacêutico está a frente de pesquisa sobre Covid-19 no Sergipe
Foto: shutterstock
Publicidade

A Universidade Federal de Sergipe (UFS), em parceria com outras universidades brasileiras, está mapeando a circulação do novo coronavírus em pessoas que não apresentam sintomas relativos à doença.

À frente do projeto está Lysandro Borges, farmacêutico, professor de Imunologia Clínica da UFS, doutor em Bioquímica Toxicológica e especialista em Análises Clínicas. Ele explica que o objetivo é demonstrar a soroprevalência da doença no estado: “É um projeto que não faço sozinho. Eu e mais seis pesquisadores do campus de Itabaiana e Lagarto nos unimos nessa força tarefa para fazer então o inquérito de soroprevalência de Covid-19 no estado do Sergipe”.

Execução da pesquisa sobre Covid-19

Para fazer a estimativa da prevalência, foram coletadas 3.047 amostras de sangue em dez municípios. A segunda fase, que está em andamento, conta com a coleta de sangue de profissionais da saúde que atuam na linha de frente e também de garis, segurança pública e outros serviços essenciais.

Borges também revelou que, com o resultado da pesquisa, os gestores públicos terão subsídios para adotar políticas públicas de combate à pandemia. Segundo o estudo, 11% da população possui anticorpos reagentes para o novo coronavírus e 6,5% estão em fase de recuperação da doença.

“De cada 100 pessoas em Sergipe, onde existem cerca de dois milhões de habitantes, em torno de 11 já tiveram contato com a Covid-19. E de cada 100 quase sete já estão em recuperação, com anticorpos de memória”, explica Borges.

Apoio de instituições

O projeto recebeu investimento de R$ 1,8 milhão do Ministério Público do Trabalho do Sergipe, da MPF e da MPE. Além disso, conta com o envolvimento de instituições como Instituto Adolfo Lutz e professores e estudantes dos cursos de Farmácia, Medicina, Nutrição e Odontologia de 15 universidades, como a Universidade de São Paulo, as Federais de Minas Gerais, Pernambuco, Goiás e da Fronteira Sul.

Veja também: Anvisa autoriza estudo clínico de potencial vacina contra Covid-19

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Iniciativa visa disseminar informações sobre o impacto do vírus na saúde infantil, engajando pais e responsáveis.
Farmacêutica EMS terá a primeira molécula de liraglutida e semaglutida produzida no Brasil, o que reposicionará o país no cenário científico mundial.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo