Um novo recorde no número de casos positivos de Covid-19 detectados em testes rápidos realizados em farmácias foi atingido: entre os dias 1º e 7 de março, foram 83.819, o equivalente a 27% do total. Também houve recorde no volume de exames, ultrapassando 313 mil testes, segundo levantamento semanal da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma).
Sergio Mena Barreto, CEO da Abrafarma, revela que há dois meses o percentual era de 18%, e que 2020 encerrou com 15%. Houve aumento no número de casos em 14 estados: Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, São Paulo e Tocantins.
“O volume aumentou dois dígitos no Rio Grande do Sul, até então um dos menos afetados; e também no Rio de Janeiro, que tinha apresentando uma curva mais estável. E chama também a atenção o crescimento no Centro-Oeste, que também mantinha números mais conservadores”, avalia Barreto.
O número acumulado de testes desde abril do ano passado é de 3,7 milhões, com 19% de resultados positivos (693.926). As farmácias disponibilizam os testes sorológicos, de antígeno e PCR, ainda restrito em alguns locais.
Veja também: Anvisa libera Remdesivir para tratar Covid e dá registro definitivo para vacina de Oxford