Governo do Paraná e Rússia assinarão acordo para fabricação de vacina contra Covid-19

Acordo foi anunciado horas depois de a Rússia informar o registro da primeira vacina contra a Covid-19.
Rússia e Paraná fecham acordo para produção de vacina
Foto: shutterstock
Publicidade

O portal de notícias G1 noticiou, nesta terça-feira (11/8), que o governo do Paraná anunciou que irá assinar um acordo com a Rússia para produzir a vacina Sputnik V na tarde de amanhã (12/8). O anúncio foi feito horas depois de o país anunciar a vacina como a primeira registrada no mundo.

A vacina, contudo, ainda é questionada pela comunidade internacional porque pouco se sabe sobre sua eficácia. O site oficial sobre a pesquisa afirma que os testes de fase 1 e 2 foram concluídos em 1º de agosto. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que sejam realizadas três etapas de testes.

Aprovação da Anvisa

Jorge Callado, presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), esclareceu que assim que a terceira etapa de testes for concluída na Rússia, a documentação com todo o protocolo deverá ser analisada pela Anvisa. Dessa forma, a agência poderá liberar a realização dos procedimentos necessários para os testes.

Caso haja aprovação, o Tecpar será o responsável por todas as etapas, desde a pesquisa até a distribuição das doses. Callado explica que a pesquisa avançará com o compartilhamento das informações: “Antes da liberação, não há possibilidade de colocar nada em prática. Reitero que a prudência e a segurança são palavras-chave nesse processo”.

Vacina russa

Após o anúncio do registro da vacina, a OMS declarou que o país não precisa da sua aprovação para registrar a vacina. No entanto, a entidade precisará ter acesso aos dados da pesquisa para avaliar a segurança e a eficácia e, assim, conseguir aprová-la.

De acordo com informações russas, dois mil brasileiros participarão da fase 3 dos estudos clínicos, que tem previsão para iniciar nesta quarta-feira. Deverá haver também voluntários da própria Rússia, dos Emirados Árabes, da Arábia Saudita e do México.

Parceria

Sobre a parceria, Callado informou que o Tecpar foi procurado pela embaixada russa por ser reconhecido pela inovação. “Nós fomos procurados e, como instituto de tecnologia, nós temos que estar abertos, receptivos, para novas tecnologias. Mas, é claro, isso precisa ficar muito mais aprofundado, mais esclarecido”.

Veja também: Rússia registra primeira vacina contra Covid-19

Foto de Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe
Publicidade

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Veja também

Cenário também amplia a relevância dos testes moleculares, capazes de identificar múltiplos agentes infecciosos em poucas horas.
Especialistas alertam para a importância da imunização antes do pico de circulação viral; vacina contra a influenza lidera a procura no período mais frio do ano.
Benefício facilita o caminho entre o medicamento e o tratamento, além de reforçar o olhar para os cuidados com esse público.
Com a chegada do outono e o aumento das doenças respiratórias, Farmácias Nissei ampliam o acesso à imunização e facilitam a prevenção.
Análise do microbioma vaginal amplia a precisão clínica e contribui para o manejo de infecções recorrentes.
Especialista da TENA destaca que exercícios físicos podem contribuir para a saúde geral e para o fortalecimento do assoalho pélvico.
Não existem mais matérias para exibir.
Publicidade
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.