Medicamento da Zambon pode ser adjuvante no tratamento de complicações da Covid-19

Estão sendo realizadas pesquisas na Itália e no Brasil para entender a ação do medicamento nos casos de Covid-19.
Medicamento da Zambon pode auxiliar pacientes de Covid-19
Foto: shutterstock

O medicamento Fluimucil, expectorante que tem como princípio ativo a N-acetilcisteína desenvolvido pela farmacêutica Zambon, pode desempenhar papel importante no tratamento das complicações da Covid-19. O assunto é alvo de duas pesquisas – uma na Itália e outra no Brasil, recentemente iniciada.

Complicações da Covid-19

Em alguns pacientes, a infecção pelo coronavírus gera desequilíbrio entre os sistemas de oxigenação celulares e os radicais livres, dificultando a recuperação dos pacientes. Isso ocorre por causa de uma tempestade de citocinas que hiperativa o sistema imune e provoca uma inflamação sistêmica.

Hugo Monteiro, professor de Biologia Molecular da Unifesp e doutor em Bioquímica, acredita que a restauração precoce do equilíbrio por meio da N-acetilcisteína pode dificultar o surgimento da infecção e proteger o organismo.

Alberto Papi, professor de Medicina Respiratória da Universidade de Ferrara (Itália), lembra que a infecção pela Covid-19 está entre as causas da Doença Pulmonar Obstrutiva Cônica (DPOC): “É possível reduzir o risco de exacerbações em algumas doenças pulmonares e em particular da DPOC com o uso de antioxidantes e sua ação anti-inflamatória”.

Entre as exarcebações que podem acontecer em um paciente com DPOC estão a dispneia, tosse, produção de secreção e obstrução do fluxo aéreo. No caso do coronavírus, pelo menos três meses após a infecção os pacientes ainda podem apresentar sequelas como falta de ar, dor torácica, tosse, cansaço, fraqueza muscular e ansiedade.

Atuação do medicamento

O diretor médico da Zambon e presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Farmacêutica, Hélio Osmo, revela: “O medicamento não cura a doença, mas devido à sua ação antioxidante e indicação nos casos de colapso pulmonar/atelectasia e pneumonia, é um importante aliado na prevenção e tratamento das complicações ou doenças causadas pela Covid-19”.

Veja também: Vacina da Pfizer contra Covid-19 é a primeira com registro definitivo no Brasil

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Notícias Canal Farma

Receba notícias, conteúdos e vídeos do YouTube sobre o setor farmacêutico com nosso canal no Telegram.

Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

loading...

Receba as principais notícias direto no celular

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia