Vacina da Pfizer contra Covid-19 é a primeira com registro definitivo no Brasil

Imunizante foi aprovado sem estar disponível para aplicação. Farmacêutica e governo ainda tentam chegar a um acordo.
Vacina da Pfizer recebe registro definitivo
Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu, na última terça-feira (23), o registro definitivo à vacina da Pfizer/BioNTech contra a Covid-19. O imunizante é o primeiro a obter o registro sanitário definitivo no Brasil, mesmo não estando disponível para aplicação.

Registro definitivo x uso emergencial

A aprovação definitiva permite que toda a população acima de 16 anos seja imunizada, e não somente o grupo prioritário, como acontece no uso emergencial. Até o momento, as vacinas que estão sendo aplicadas no Brasil – de Oxford e a CoronaVac – seguem esse modelo.

Outra diferença entre as três vacinas é que as duas já utilizadas estão sendo produzidas no Brasil pela Fiocruz e pelo Instituto Butantan, enquanto a negociação com a Pfizer permitirá somente ser comprada de fora.

Impasse na compra

No início do ano, a Pfizer disse ter oferecido 70 milhões de doses da vacina ao governo brasileiro para entrega ainda em dezembro, mas a oferta foi recusada. Em comunicado, o Ministério da Saúde disse que a quantidade de doses proposta causaria “frustração” à população.

O governo informou também que a compra não foi efetuada por uma cláusula no contrato na qual a farmacêutica não se responsabilizaria por efeitos adversos graves. O Congresso avalia incluir trecho em medida provisória que permita a compra e o Brasil assuma os riscos legais.

De acordo com publicação da CNN, a Pfizer encaminhou ao Ministério da Saúde na última semana um novo ofício com a proposta de disponibilizar 100 milhões de doses da vacina ao longo de 2021.

Na segunda-feira (22), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) se reuniu com representantes da Pfizer e da Janssen para viabilizar a compra das vacinas produzidas por ambas as farmacêuticas. A segunda também pediu isenção de responsabilidade por riscos.

Veja também: Drogarias São Paulo e Pacheco oferecem teste rápido com coleta oral de Covid-19

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Notícias Canal Farma

Receba notícias, conteúdos e vídeos do YouTube sobre o setor farmacêutico com nosso canal no Telegram.

Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

loading...

Receba as principais notícias direto no celular

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia