A distribuidora MedLevensohn lança no mercado o MedTeste Coronavírus AG (antígeno), capaz de identificar se a pessoa está infectada no momento do teste. A empresa já havia sido pioneira na disponibilização do teste rápido que diagnostica a presença de anticorpos.
O teste, cujo resultado sai em até 10 minutos, detecta o antígeno – microrganismo causador da Covid-19 – por meio de amostra de secreção nasofaríngea. Pode ser aplicado somente por profissionais de saúde habilitados em farmácias, laboratórios, clínicas e hospitais e deve ser realizado entre o segundo e o sétimo dias após o início dos sintomas.
Apresenta sensibilidade de 95% e especificidade de 99,2%, fatores importantes para o monitoramento e tratamento do paciente e controle da transmissão. José Marcos Szuster, CEO da empresa, explica que o MedTeste é o que mais se aproxima da eficácia de um teste de PCR, mas tem a vantagem do resultado em 10 minutos em vez de 48 horas.
“Também é muito mais barato, fator que favorece sua aquisição e aplicação em instituições de saúde. Tivemos percentual abaixo de 1% de intercorrências com os testes de anticorpos. Nossa expectativa é de que esse resultado se repita com o antígeno. A MedLevensohn é extremamente criteriosa para aprovar a entrada de qualquer produto em seu portfólio”, avalia Szuster.
O produto, já aprovado pela Comunidade Europeia (CE) e pela Food and Drug Administration (FDA), entra em pré-venda neste mês de dezembro. As condições para comercialização serão anunciadas em breve. “Prosseguimos como a melhor alternativa do mercado para os testes de anticorpos. Temos estoques preparados para atender a demanda do mercado enquanto durar a pandemia”, conclui o CEO.
Veja também: Vacinação contra Covid-19 em SP começa no dia 25 de janeiro, mas CoronaVac ainda não foi aprovada pela Anvisa