O Ministério da Saúde adquiriu 240 milhões de máscaras da China para proteger profissionais de saúde que atuam no atendimento de pacientes com coronavírus. Ao todo, são 200 milhões de máscaras cirúrgicas três camadas e 40 milhões do tipo N95, com investimento de R$ 694,3 milhões. O contrato de aquisição foi assinado com a empresa Global Base Development KH Limited.
Operação para chegada das máscaras
A encomenda totaliza 960 toneladas, que serão transportadas da China até o Brasil com o apoio do Ministério da Infraestrutura. Serão necessários 40 voos, que iniciarão em duas semanas. As máscaras devem atender à rede pública de saúde por, aproximadamente, 60 dias.
Fornecedores nacionais e internacionais
Por conta da pandemia, o Ministério da Saúde tem comprado Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para apoiar todos os estados e municípios no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de contratos com fornecedores nacionais e internacionais.
O diretor de Logística do Ministério, Roberto Dias, fala sobre o assunto: “O Ministério da Saúde não fazia essa operação anteriormente. Agora, essas aquisições em volume significativo abastecem toda a rede para o combate ao coronavírus e para atividades ordinárias da rede hospitalar”.
Veja também: MS distribui 53 milhões de equipamentos de proteção para profissionais de saúde