MSD solicita à Anvisa autorização de uso emergencial para antiviral oral contra Covid-19

Pedido foi feito à Agência na última sexta-feira. Molnupiravir atua prevenindo a replicação do vírus e tem demonstrado eficácia em diversas variantes.
MSD solicita à Anvisa aprovação de antiviral para Covid-19
Foto: Divulgação

A farmacêutica MSD, em parceria com a Ridgeback Biotherapeutics, solicitou na última sexta-feira (26), à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a autorização de uso emergencial para o primeiro medicamento antiviral oral contra Covid-19. O molnupiravir atua prevenindo a replicação do vírus e tem demonstrado eficácia em diversas variantes.

O resultado do estudo de Fase 3 com o produto mostrou que o molnupiravir reduziu significativamente o risco de hospitalização ou morte pela doença. “As vacinas continuam sendo essenciais no controle da Covid-19 e a disponibilização de tratamentos antivirais será uma forte aliada no combate à pandemia para reduzir as complicações pela doença”, afirma Hugo Nisenbom, presidente da MSD Brasil.

A companhia também está em conversas avançadas com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para definir um modelo de cooperação técnica por meio do seu Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz). As negociações incluem a possibilidade de estudos futuros para avaliar o antiviral no enfrentamento de outras infecções virais, como dengue e chikungunya.

O medicamento já tem aprovação no Reino Unido desde o dia 4 de novembro e uma recomendação prévia favorável dada pela agência regulatória europeia EMA. A MSD já o submeteu a outras agências regulatórias, como as dos Estados Unidos e do Japão.

Veja também: Biomm faz pedido de uso emergencial da vacina Convidencia à Anvisa

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Notícias Canal Farma

Receba notícias, conteúdos e vídeos do YouTube sobre o setor farmacêutico com nosso canal no Telegram.

Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

loading...

Receba as principais notícias direto no celular

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia