O portal da revista Exame noticiou, nesta segunda-feira (3/8), que o governo da Rússia anunciou que fará uma vacinação em massa contra a Covid-19 já em outubro deste ano. O país anunciou que finalizou todos os testes e que a vacina produziu resposta imune em todos os voluntários, sem efeitos colaterais ou complicações mais graves. A informação foi dada pela agência de notícias da Rússia, RIA.
De acordo com a agência, o Instituto Gamaleya, que produziu a vacina, está tentando agora conseguir uma aprovação regulatória para a vacina, fator necessário para a distribuição. Os pesquisadores teriam testado as vacinas neles mesmos. É importante ressaltar que todas as vacinas em fase três geraram resposta imune, mas é preciso que essa imunidade seja protetora o suficiente para evitar os sintomas da doença.
Maiores informações
Denis Manturov, ministro da indústria do país, disse que a expectativa é que “milhões de doses sejam produzidas por mês até 2021”. Contudo, nenhum estudo relacionado à vacina foi divulgado, o que acende dúvidas na comunidade científica quanto à efetividade da proteção. A fase três dos testes começará no início do mês de agosto, segundo um oficial do fundo de investimento do país.
Outras vacinas
Um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), do dia 31 de julho, revelou que 26 vacinas estão em fase de testes e outras 139 estão em desenvolvimento. Das 26, seis estão na última fase. A vacina da Rússia não está presente no relatório.
Veja também: AstraZeneca e Fiocruz revelam detalhes do suprimento de vacina contra Covid-19 no Brasil