SBPC/ML responde dúvidas sobre teste de coronavírus

Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial responde as principais dúvidas sobre os testes de coronavírus.
Teste de coronavírus
Foto: Site Folha de São Paulo
Publicidade

Com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre como são feitos os exames laboratoriais que detectam a presença de coronavírus, a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML), entidade médica que representa os laboratórios clínicos, selecionou seis perguntas importante sobre o tema.

Confira abaixo todas as respostas.

Posso ir diretamente ao laboratório e solicitar o teste?

Não, porque o teste só pode ser realizado após encaminhamento médico. O profissional de saúde precisa avaliar o paciente, constatar que há apresentação de indicação clínica e, por último, solicitar que o teste seja feito.

Os testes são feitos apenas em hospitais privados ou os públicos também atendem a essa demanda?

Hospitais do sistema público e privado, assim como laboratórios de análises clínicas, estão coletando o teste.

Como é feito o teste? O procedimento é demorado?

O procedimento é rápido e simples. O profissional de saúde, por meio de hastes flexíveis chamadas de swabs, colhe três amostras de secreção: da narina direita, da narina esquerda e da mucosa da garganta. Depois disso, o material é enviado aos laboratórios para análise.

O profissional que faz essa coleta deve utilizar equipamentos de proteção como luvas, óculos, avental e máscaras.

Em quanto tempo o paciente recebe o resultado e diagnóstico?

O tempo de entrega dos resultados varia de laboratório para laboratório. Alguns disponibilizam em até 24h, enquanto outros em até sete dias. O resultado oficial fica disponível para o paciente na internet, nos laboratórios em que o serviço é disponível e para o médico no sistema do hospital de atuação.

Os laboratórios brasileiros estão preparados para atender a população?

Os laboratórios estão ajustando sua capacidade produtiva, e os insumos para a realização do teste são limitados. Por isso, a recomendação é atender os casos com recomendação médica.

A SBPC/ML e outras entidades de classe estão trabalhando em conjunto com o Ministério da Saúde e órgãos reguladores para avaliar a incorporação de novos testes diagnósticos que possam ampliar o atendimento à população.

Quais cuidados os profissionais de saúde devem ter no momento que fazem o exame na pessoa infectada pela Covid-19?

Os profissionais devem utilizar aventais descartáveis e de manga longa, máscaras, óculos ou escudos de proteção e luvas descartáveis após a higienização adequada das mãos.

Veja também: Anvisa faz esclarecimento sobre uso de máscaras

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Iniciativa visa disseminar informações sobre o impacto do vírus na saúde infantil, engajando pais e responsáveis.
Farmacêutica EMS terá a primeira molécula de liraglutida e semaglutida produzida no Brasil, o que reposicionará o país no cenário científico mundial.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo