EnglishPortugueseSpanish

Vacina contra Covid-19 pode estar no SUS em janeiro de 2021

Vacina produzida pelo laboratório chinês Sinovac Biotech pode estar disponível no SUS em janeiro de 2021 caso tenha eficácia comprovada.
Vacina produzida pelo laboratório chinês Sinovas pode estar disponível no SUS em janeiro de 2021
Foto: freepik

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), informou que a vacina contra a Covid-19 poderá estar disponível para a população, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em janeiro de 2021. Segundo ele, se os testes forem concluídos com bons resultados, ela poderá ser produzida mediante aprovação da Anvisa no meio de novembro ou início do mês de dezembro. A informação foi dada na revista Exame desta segunda-feira (27/7).

Testes no Brasil

No Brasil, os testes estão sendo liderados pelo Instituto Butantan com a CoronaVac, vacina desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac Biotech. A testagem está na fase 3, e a primeira voluntária brasileira, uma médica do Hospital das Clínicas (HC) de São Paulo, já recebeu uma dose. A previsão é que os testes sejam concluídos até outubro.

Outros 11 centros de pesquisa também aplicam a vacina, que será testada em nove mil voluntários, em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.

Comprovação de eficácia

Para comprovar a eficácia da vacina, os pesquisadores aplicam duas doses – a primeira na consulta em que os voluntários assinam o termo de compromisso, e a segunda após 14 dias. Os estudos das fases 1 e 2, realizados em animais e humanos saudáveis, mostraram que a resposta imune foi favorável e não teve efeitos colaterais significativos.

Acordo com laboratório

O acordo entre o governo de São Paulo e o laboratório Sinovac, que tem custo de aproximadamente 85 milhões de reais, prevê a transferência total da tecnologia para que a vacina possa ser produzida autonomamente pelo Instituto Butantan. A capacidade seria de imunizar cerca de 60 milhões de pessoas no primeiro momento.

Veja também: Gilead apresenta dados sobre antiviral experimental Remdesivir para tratamento da Covid-19

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print
Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

City Farma - Invista na abertura de um bom negócio

Receba as principais notícias pelo nosso grupo

curta nossa fanpage

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia

Televendas Zamboni
Fechar Menu