EnglishPortugueseSpanish

Vacina para Covid-19 da BioNTech e Pfizer induziu resposta imune “robusta” em resultados preliminares

Resultados preliminares dos testes da vacina nas fases 1 e 2 foram publicados hoje na revista Nature.
Resultados preliminares da vacina da BioNTech e da Pfizer foram positivos
Foto: shutterstock

Uma das candidatas à vacina contra a Covid-19, a BNT162b1, desenvolvida pelas farmacêuticas BioNTech e Pfizer, induziu uma resposta imune “robusta” e não teve efeitos colaterais graves em voluntários adultos, mostram resultados preliminares publicados nesta quarta-feira (12) na revista científica Nature. A notícia foi publicada hoje pelo portal G1.

Grupos participantes

Os resultados divulgados diziam respeito às fases 1 e 2 dos testes, que testam a segurança e a eficácia da vacina. A BNT162b1 foi bem tolerada pelos participantes, embora alguns deles tenham apresentado efeitos colaterais leves a moderados, que aumentaram com o nível da dose, como dor no local da injeção, fadiga, dor de cabeça, febre e distúrbios do sono.

Ao todo, foram 45 participantes nos testes (23 homens e 22 mulheres), divididos em quatro grupos – o primeiro recebeu uma dose de 10 microgramas da vacina; o segundo, uma dose de 30 microgramas; o terceiro recebeu uma dose de 100 microgramas; e o quarto grupo recebeu um placebo.

Detalhes dos resultados

Os participantes que receberam 10 ou 30 microgramas tomaram uma segunda dose da vacina, de reforço, que foi aplicada 21 dias após a primeira, fato que aumentou a quantidade de anticorpos. Mesmo antes da segunda dose, eles já apresentavam anticorpos contra o Sars-CoV-2.

O estudo mostrou que a resposta imune foi muito mais forte no grupo de 30 microgramas do que no de 10 microgramas. Contudo, não houve diferenças significativas na resposta imune entre os grupos de 30 e 100 microgramas após uma dose.
Por esse motivo, como os participantes que receberam a dose mais alta também tiveram maiores efeitos colaterais, não receberam uma segunda dose.

Veja também: Anvisa faz alteração no protocolo de pesquisa de vacina de Oxford

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print
Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Conquiste Seguros

Receba as principais notícias pelo nosso grupo

curta nossa fanpage

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia

Televendas Zamboni
Fechar Menu