EnglishPortugueseSpanish

Abradilan: participação das indústrias de HPC cresce 10% na feira de 2019

Cerca de 30% das vendas da indústria de higiene e beleza, no Brasil, são provenientes de farmácias e drogarias, segundo dados da Abihpec.

A 15ª edição da Abradilan Conexão Farma chegou ao fim nesta quinta (21/03) com duas tendências muito claras: o crescimento da categoria de não medicamentos e o maior interesse das indústrias pelas redes associativistas e farmácias independentes.

De acordo com a Pesquisa de Beleza e Cuidados Pessoais da Euromonitor, até o ano de 2020, o Brasil terá um aumento acumulado que chegará a 14,3%, uma média de 2,7% a cada ano. De olho nesse cenário, o espaço concedido ao setor cresceu 10% na 15ª edição do evento. “Com bom desempenho, mesmo em momento de crise, enquanto vários setores enfrentam dificuldades em manter a atenção dos seus consumidores, o mercado de cosméticos segue em crescimento”, explicou Juliano Vinhal, presidente da Abradilan.

Um exemplo é a Dailus, que, nos últimos três anos, consolidou sua presença nas grandes redes e começa 2019 com um plano de expansão direcionado ao associativismo. Hoje, a Dailus é a 3ª marca em valor no mercado de maquiagem e 1ª marca em esmaltes, com 15% das vendas no canal farma, aproximadamente. “O varejo farmacêutico passa por uma mudança importante. Cada vez mais os consumidores entram na farmácia em busca de produtos de beleza e cosméticos. E nós estamos apostando nessa tendência”, disse o gerente nacional de Vendas, Samir Silva.

Estande da Dailus: 3ª marca em valor no mercado de maquiagem e 1ª marca em esmaltes, com 44% das vendas no canal farma

Segundo dados da Febrafar, divulgados em fevereiro, a categoria de não medicamentos nas 57 redes associadas, que juntas somam mais de nove mil lojas, cresceu 46,92% nos últimos 12 meses, comprovando uma tendência que já vinha se revelando no dia a dia para varejistas, distribuidores e indústrias. Já o faturamento de HPC, em 2018, contabilizou R$ 120,3 bilhões.

Outro dado importante é que 30% das vendas da indústria de higiene e beleza, no Brasil, são provenientes de farmácias e drogarias, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).

Isso explica, em parte, o interesse de muitas indústrias de beleza pelo canal farma. A marca Professional Donna aposta no setor para incrementar as vendas em 2019. No segmento há apenas um ano, a linha, que tem no portfólio xampu, condicionador, creme hidratante e coloração, representa 2% do faturamento da fabricante Itallian Hairtech, mas a estimativa é de que chegue a 10% nos próximos dois anos. “Enxergamos o canal farma como um grande mercado. A nossa marca tem qualidade para entregar o que o consumidor precisa e também aquilo que o varejo farmacêutico vem buscando em solução de produtos”, diz Décio Alcântara, gerente de Marketing da Professional Donna.

Professional Donna: aposta para incrementar vendas no canal farma em 2019

Na categoria de suplementos nutricionais, a Midway Labs, empresa americana com 26 anos de mercado, se destacou na feira com sua proposta de retorno ao canal farma. Segundo o diretor Comercial Genivaldo Gomes, a categoria ainda tem muito para crescer. “Há muitos outros produtos além das vitaminas, como proteínas e creatininas. O mercado de nutrição cresce em ritmo acelerado, e as farmácias não podem perder essa oportunidade, inclusive as independentes, que também são o nosso foco”, comentou.

Midway: retorno ao canal farma com suplementos nutricionais

A Sanfarma lançou dois novos produtos da linha home care Cicatrisan: um que atua na cicatrização e outro, na regeneração de tecidos. “A categoria de primeiros socorros é uma das mais rentáveis para a farmácia, porém ainda pouco explorada. Por outro lado, farmacêuticos estão observando com mais carinho o que essa categoria tem para oferecer ao consumidor”, disse Luciano Biagi, CEO da empresa, que cresceu 40% no ano passado.

No setor de serviços, o Grupo Buzatto’s se destacou com as gôndolas de LED e as sinalizações de imã. “Trouxemos novidades para a ‘buticalização’ das farmácias, como a TV em ponta da gôndola, que exibe um vídeo sobre o produto quando o cliente faz a leitura do código de barras. É uma nova forma de interagir com o consumidor. Temos também iluminação LED lateral, que fica sensacional, única no mercado, e sinalização de ímã, que pode ser trocada sempre que necessário, facilitando a exposição na farmácia”, detalhou Renato Diniz, diretor Comercial.

Gôndolas com LED no estande da Buzatto’s

Na categoria de medicamentos, a Natulab apresentou o mais novo produto do portfólio: o Floratil, líder na categoria de fitoterápicos – com faturamento de R$ 100 milhões – e o probiótico mais vendido no mundo inteiro. Segundo o diretor de Marketing Zeca de Lucca, a Natulab venceu a concorrência para comercializar o produto no Brasil, que pertence a uma empresa francesa e era anteriormente comercializado pela Merck. Entre as razões, destaca o crescimento da Natulab e a complementaridade das marcas. “Faz 30 meses que crescemos mais de 30%, cinco vezes mais que o mercado em geral. Além disso, somos fortes no Nordeste e no canal independente, enquanto o Floratil está muito presente no Sul e Sudeste e nas grandes redes. Então, quando juntamos os dois, ganhamos o Brasil”, ressaltou Zeca.

Floratil entra para o portfólio da Natulab

A 15ª edição da Abradilan Conexão Farma ocorreu em São Paulo, no Expo Center Norte, de 19 a 21 de março. Mais de oito mil pessoas passaram pela feira de 2019.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print
Anuncie na Revista da Farmácia

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

City Farma - Invista na abertura de um bom negócio

Receba as principais notícias no seu Whatsapp

curta nossa fanpage

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia

Smart Consulta Consultório Farmacêutico Inteligente - Seja um franqueado
Fechar Menu