Coronavírus: especialista dá orientações para farmácias e farmacêuticos

Farmacêutico da Fiocruz lista os cuidados básicos que os profissionais devem ter em caso de suspeita do coronavírus.
Publicidade

Segundo o site G1 de hoje (10/02), no Brasil, há 7 casos suspeitos de coronavírus, enquanto 32 casos suspeitos já foram descartados. Os brasileiros que estavam na China chegaram ao país neste domingo e já estão em quarentena na Base Aérea de Anápolis (GO). De acordo com o primeiro boletim médio, nenhum deles apresenta sintomas.

Ainda assim, as pessoas continuam preocupadas. Por isso, é preciso fazer com que os profissionais da saúde e toda a população estejam bem informados. Pensando nisso, o portal da Revista da Farmácia conversou sobre o assunto com o farmacêutico da Fiocruz e professor universitário José Liporage Teixeira.

Segundo Liporage, a transmissão do coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, toque, aperto de mão, objetos e superfícies contaminadas ou ainda por contato direto com boca, nariz ou olhos.

Transmissão do coronavírus

“O coronavírus, até o momento, apresenta transmissão menos intensa do que o vírus da gripe e, portanto, o risco de circulação mundial é menor. Mas o vírus pode ficar incubado por duas semanas, período em que os primeiros sintomas levam para aparecer”, explica o especialista da Fiocruz.

Os profissionais, principalmente farmacêuticos, que são os que atendem nas salas farmacêuticas, devem se manter informados a respeito do novo vírus, inclusive sobre as possíveis mudanças de consumo, como aumento na aquisição de máscaras, luvas, álcool gel e óculos de proteção por parte da população.

Caso alguma pessoa chegue à farmácia com suspeita de infecção por coronavírus, os farmacêuticos devem atendê-los sempre com o equipamento de proteção individual (EPI): máscara, luvas, óculos de proteção, álcool 70, avental não estéril, entre outros.

Com a proximidade do Carnaval, é preciso pensar tomar cuidado. “Aglomerações deveriam ser evitadas, assim como viagens para países ou estados com confirmação da doença e contatos com pessoas que vieram desses locais”, finaliza Liporage.

Cuidados básicos para profissionais de saúde

Liporage relembra os cuidados básicos passados pelo Ministério da Saúde para reduzir o risco de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, como o novo coronavírus:

– Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;

– Realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente;

– Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

– Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;

– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

– Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;

– Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;

– Manter os ambientes bem ventilados;

– Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;

– Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.

Veja também: Roche lança kits para detecção rápida do coronavírus

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Respostas de 9

  1. Bom dia mestre! Nesse caso a precaução seria por gotículas ou aerossóis, além da de contato? A máscara comum protege contra partículas grandes, sendo assim gotículas!?

  2. Estou enviando alguns links para informação a respeito do coronavírus para atualização:

    1. Acesso gratuito aos recursos da Universidade de Oxford sobre coronavírus e tópicos relacionados.

    Com a recente situação do coronavírus, a University Oxford tornou o conteúdo de recursos on-line e principais periódicos acessíveis gratuitamente para auxiliar pesquisadores, profissionais médicos, formuladores de políticas e outros que estão trabalhando para lidar com essa potencial crise de saúde.

    Clique abaixo para visualizar o conteúdo de nossos recursos e revistas on-line: https://global.oup.com/academic/category/medicine-and-health/coronavirus/?cc=us&lang=en&

    2. Informações atualizadas de óbitos e outras informações no mundo:

    https://gisanddata.maps.arcgis.com/apps/opsdashboard/index.html#/bda7594740fd40299423467b48e9ecf6

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Empresas capacitarão diversas mulheres em situação de vulnerabilidade social no Programa Empreendedores da Beleza.
Farmacêutica EMS terá a primeira molécula de liraglutida e semaglutida produzida no Brasil, o que reposicionará o país no cenário científico mundial.
Empresa avança com novas estratégias comerciais enquanto reforça os valores da marca.
Foram transportados mais de 2,9 milhões de volumes no período de janeiro a abril de 2024; entre os principais produtos estão comprimidos e xaropes.
Curso apresentou as atividades diárias que devem ser realizadas pelos farmacêuticos e as normativas prescritas por Anvisa e CFF.
De acordo com levantamento da Salesforce, cerca de 80% dos brasileiros consideram a experiência com uma empresa importante.
Não existem mais matérias para exibir.

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.

Pular para o conteúdo