Empreendedores de sucesso: conheça Bruno Freire, da Rio Drog’s

Publicidade

É sempre bom escutar histórias de sucesso. Por esse motivo, o É De Farmácia de ontem (9/07) trouxe um novo quadro, chamado “Empreendedores de Sucesso”, que conta a história de personalidades do setor de farmácia e como alcançaram o êxito à frente dos negócios.

Quem é Bruno Freire?

O primeiro convidado foi o empresário e sócio-diretor da distribuidora Rio Drog’s, Bruno Freire. A empresa era administrada pelo pai, José Freire, até 2014, quando faleceu. Desde então, Bruno assumiu o cargo de diretor Comercial.  “Uma coisa que meu pai me falou e marcou muito foi que eu já era herdeiro, mas, para ser sucessor, precisaria correr atrás e trabalhar muito”, revela.

O empresário explica que o pai sempre deixou claro que ele só ficaria na empresa se fosse a pessoa mais competente para exercer o cargo. E, por causa disso, todos os funcionários sempre souberam que tinham a mesma importância.

A empresa e a relação com o pai

Bruno conta que, antes de sair da presidência, o pai já deixou a empresa “preparada” – mais profissionalizada, com pessoas de fora da família no Conselho Administrativo, o que acabou contribuindo para o amadurecimento profissional dele. “Por não ter um vínculo familiar, era mais fácil as pessoas dizerem para eu tentar algo diferente”, conta o empresário.

Entretanto, ele diz que diversos conceitos que estudou em cursos de governança já eram praticados por Freire, um homem que precisou aprender no dia a dia como fazer os negócios darem certo.

Amadurecimento ao longo dos anos

De 2014 até agora, Bruno conta que ter adquirido experiência fez muita diferença. “Me sinto muito mais maduro e menos impulsivo, ainda que seja de uma forma consciente“, explica.

Ele fala sobre a importância de ser um líder e não um chefe. “Eu brinco que não sou o detentor da solução, mas apenas o facilitador, porque, na verdade, as respostas já estão com os colaboradores em seu dia a dia. Eu só preciso sentar, ouvir e buscar conciliar a melhor alternativa”.

Além disso, com o cenário econômico adverso que o Brasil vem enfrentando, é um desafio estar à frente de um negócio. Hoje, a Rio Drog’s tem 240 funcionários e atende a cerca de 3.500 clientes em todo o Estado do Rio de Janeiro. “Às vezes, é necessário tomar algumas medidas mais duras, ainda que seja difícil. Mas ainda assim estamos crescendo ano após ano”, revela.

Veja também: Liderança no varejo: o que precisa ser diferente?

Novos passos

O depósito da Rio Drog’s acabou de ser transferido para um local maior, em Duque de Caxias, o que pode quintuplicar a distribuição. “Nós estamos trabalhando para potencializar o serviço e utilizar toda a capacidade do novo local”, adianta Bruno.

O empresário conta ainda que o ponto-chave para atrair novos clientes é oferecer um serviço de qualidade. “A gente entende que, quando o cliente não recebe a mercadoria em dia  ou quando não tem a atenção necessária, o preço fica em segundo plano. O futuro do mercado de distribuição é o serviço diferenciado”.

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Companhia eliminou processos internos e está estimulando um ambiente mais colaborativo.
Diante desse cenário, as Farmácias Associadas concentram mais de 500 lojas nos estados de Mato Grosso do Sul, Goiás e no Distrito Federal.
Assembleia Geral Ordinária será realizada na sede da Associação, no Rio de Janeiro, e remotamente, no dia 13 de novembro.
Entre janeiro e julho de 2024, o volume de resíduos de medicamentos vencidos, além de suas embalagens, chegou a 250 toneladas.
Estão proibidos a comercialização e o uso de termômetros e esfigmomanômetros com colunas de mercúrio nos serviços de saúde.
Empresas capacitarão diversas mulheres em situação de vulnerabilidade social no Programa Empreendedores da Beleza.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo