É sempre bom escutar histórias de sucesso. Por esse motivo, o É De Farmácia de ontem (9/07) trouxe um novo quadro, chamado “Empreendedores de Sucesso”, que conta a história de personalidades do setor de farmácia e como alcançaram o êxito à frente dos negócios.
Quem é Bruno Freire?
O primeiro convidado foi o empresário e sócio-diretor da distribuidora Rio Drog’s, Bruno Freire. A empresa era administrada pelo pai, José Freire, até 2014, quando faleceu. Desde então, Bruno assumiu o cargo de diretor Comercial. “Uma coisa que meu pai me falou e marcou muito foi que eu já era herdeiro, mas, para ser sucessor, precisaria correr atrás e trabalhar muito”, revela.
O empresário explica que o pai sempre deixou claro que ele só ficaria na empresa se fosse a pessoa mais competente para exercer o cargo. E, por causa disso, todos os funcionários sempre souberam que tinham a mesma importância.
A empresa e a relação com o pai
Bruno conta que, antes de sair da presidência, o pai já deixou a empresa “preparada” – mais profissionalizada, com pessoas de fora da família no Conselho Administrativo, o que acabou contribuindo para o amadurecimento profissional dele. “Por não ter um vínculo familiar, era mais fácil as pessoas dizerem para eu tentar algo diferente”, conta o empresário.
Entretanto, ele diz que diversos conceitos que estudou em cursos de governança já eram praticados por Freire, um homem que precisou aprender no dia a dia como fazer os negócios darem certo.
Amadurecimento ao longo dos anos
De 2014 até agora, Bruno conta que ter adquirido experiência fez muita diferença. “Me sinto muito mais maduro e menos impulsivo, ainda que seja de uma forma consciente“, explica.
Ele fala sobre a importância de ser um líder e não um chefe. “Eu brinco que não sou o detentor da solução, mas apenas o facilitador, porque, na verdade, as respostas já estão com os colaboradores em seu dia a dia. Eu só preciso sentar, ouvir e buscar conciliar a melhor alternativa”.
Além disso, com o cenário econômico adverso que o Brasil vem enfrentando, é um desafio estar à frente de um negócio. Hoje, a Rio Drog’s tem 240 funcionários e atende a cerca de 3.500 clientes em todo o Estado do Rio de Janeiro. “Às vezes, é necessário tomar algumas medidas mais duras, ainda que seja difícil. Mas ainda assim estamos crescendo ano após ano”, revela.
Veja também: Liderança no varejo: o que precisa ser diferente?
Novos passos
O depósito da Rio Drog’s acabou de ser transferido para um local maior, em Duque de Caxias, o que pode quintuplicar a distribuição. “Nós estamos trabalhando para potencializar o serviço e utilizar toda a capacidade do novo local”, adianta Bruno.
O empresário conta ainda que o ponto-chave para atrair novos clientes é oferecer um serviço de qualidade. “A gente entende que, quando o cliente não recebe a mercadoria em dia ou quando não tem a atenção necessária, o preço fica em segundo plano. O futuro do mercado de distribuição é o serviço diferenciado”.