EnglishPortugueseSpanish

Empreendedores de sucesso: conheça Bruno Freire, da Rio Drog’s

É sempre bom escutar histórias de sucesso. Por esse motivo, o É De Farmácia de ontem (9/07) trouxe um novo quadro, chamado “Empreendedores de Sucesso”, que conta a história de personalidades do setor de farmácia e como alcançaram o êxito à frente dos negócios.

Quem é Bruno Freire?

O primeiro convidado foi o empresário e sócio-diretor da distribuidora Rio Drog’s, Bruno Freire. A empresa era administrada pelo pai, José Freire, até 2014, quando faleceu. Desde então, Bruno assumiu o cargo de diretor Comercial.  “Uma coisa que meu pai me falou e marcou muito foi que eu já era herdeiro, mas, para ser sucessor, precisaria correr atrás e trabalhar muito”, revela.

O empresário explica que o pai sempre deixou claro que ele só ficaria na empresa se fosse a pessoa mais competente para exercer o cargo. E, por causa disso, todos os funcionários sempre souberam que tinham a mesma importância.

A empresa e a relação com o pai

Bruno conta que, antes de sair da presidência, o pai já deixou a empresa “preparada” – mais profissionalizada, com pessoas de fora da família no Conselho Administrativo, o que acabou contribuindo para o amadurecimento profissional dele. “Por não ter um vínculo familiar, era mais fácil as pessoas dizerem para eu tentar algo diferente”, conta o empresário.

Entretanto, ele diz que diversos conceitos que estudou em cursos de governança já eram praticados por Freire, um homem que precisou aprender no dia a dia como fazer os negócios darem certo.

Amadurecimento ao longo dos anos

De 2014 até agora, Bruno conta que ter adquirido experiência fez muita diferença. “Me sinto muito mais maduro e menos impulsivo, ainda que seja de uma forma consciente“, explica.

Ele fala sobre a importância de ser um líder e não um chefe. “Eu brinco que não sou o detentor da solução, mas apenas o facilitador, porque, na verdade, as respostas já estão com os colaboradores em seu dia a dia. Eu só preciso sentar, ouvir e buscar conciliar a melhor alternativa”.

Além disso, com o cenário econômico adverso que o Brasil vem enfrentando, é um desafio estar à frente de um negócio. Hoje, a Rio Drog’s tem 240 funcionários e atende a cerca de 3.500 clientes em todo o Estado do Rio de Janeiro. “Às vezes, é necessário tomar algumas medidas mais duras, ainda que seja difícil. Mas ainda assim estamos crescendo ano após ano”, revela.

Veja também: Liderança no varejo: o que precisa ser diferente?

Novos passos

O depósito da Rio Drog’s acabou de ser transferido para um local maior, em Duque de Caxias, o que pode quintuplicar a distribuição. “Nós estamos trabalhando para potencializar o serviço e utilizar toda a capacidade do novo local”, adianta Bruno.

O empresário conta ainda que o ponto-chave para atrair novos clientes é oferecer um serviço de qualidade. “A gente entende que, quando o cliente não recebe a mercadoria em dia  ou quando não tem a atenção necessária, o preço fica em segundo plano. O futuro do mercado de distribuição é o serviço diferenciado”.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Receba as principais notícias pelo nosso grupo

curta nossa fanpage

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia

Fechar Menu