EnglishPortugueseSpanish

Perfis de liderança: conheça os principais e descubra qual é o seu

O líder é uma peça fundamental para o funcionamento do negócio, afinal é ele quem toma as principais decisões, comunica o propósito da empresa aos funcionários e promove ações coordenadas que os façam alcançar os resultados desejados.

Com o objetivo de entender o comportamento desse profissional, a pedagoga e especialista em Recursos Humanos, Lucia Gadelha, explica quais são os principais perfis de líderes atualmente.

Líder autoritário

É aquele que se debruça somente na execução das tarefas e exerce o poder por meio do cargo que ocupa. “Geralmente tem comportamento agressivo e leva em consideração somente as suas opiniões, sem compartilhar com a equipe. As tarefas são executadas de forma individual, desconsiderando a percepção e a visão dos colaboradores”, explica Lucia. Por conta desse comportamento, falhas graves podem ocorrer.

Líder autocrático

Gosta de controlar os colaboradores. Costuma ser centralizador e não compartilhar conhecimento e informações e, quando o faz, é sempre de forma controladora.

“Como o líder determina qual tarefa cada colaborador deve executar, a equipe trabalha de forma individualizada, sem interação ou troca de ideias, o que seria fundamental para se obter resultados mais eficazes. O trabalho em equipe pressupõe a contribuição de todos, com suas principais competências, num ambiente em que as pessoas aprendem e inovam continuamente”, observa a especialista.

Líder liberal

Esse perfil é de um líder que interfere menos. Nesse caso, a equipe consegue trabalhar com mais autonomia e tomar algumas decisões sem precisar consultar a liderança. O líder liberal delega responsabilidades, dando liberdade para a execução das tarefas.

Lucia fala sobre a importância de haver maturidade profissional por parte da equipe para conduzir as tarefas no modelo de autogestão. “Os profissionais necessitam estar bem preparados e treinados para realizar as tarefas e obter os resultados esperados sem uma predominante interferência do líder nas decisões”.

Existe um perfil de liderança ideal?

A especialista revela que a liderança situacional atualmente é a melhor. Consiste no trabalho direcionado de acordo com a variação das situações apresentadas, demandando do líder uma capacitação técnica e comportamental para se adequar ao que está acontecendo. Dessa forma, esse gestor pode conduzir os colaboradores da melhor maneira possível.

“Cada situação é administrada de acordo com o processo a ser executado e o conhecimento da equipe, exigindo que o líder se adapte ao perfil de cada profissional, observando todas as variáveis, desenvolvendo-se continuamente e delegando as tarefas adequadas aos diferentes níveis de capacidade e maturidade dos colaboradores”, finaliza.

Veja também: Liderança no varejo: o que precisa ser diferente?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Receba as principais notícias pelo nosso grupo

curta nossa fanpage

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia

Fechar Menu