Serviços de saúde crescem quase 70% em farmácias com salas de atendimento

Dados da Clinicarx mostram que o volume de exames realizados foi 80% maior em relação ao segundo trimestre de 2022.
Publicidade

A Clinicarx divulgou o seu mais recente relatório sobre testes rápidos, destacando as principais oportunidades e tendências desse mercado. O Reporte CRX, do segundo trimestre de 2023, traz dados coletados em mais de quatro mil farmácias e consultórios espalhados em mais de 1,1 mil cidades brasileiras.

De acordo com o relatório, o volume de geral de atendimentos em serviços de saúde nas farmácias cresceu 69% na comparação com o primeiro trimestre do ano. As farmácias realizaram 89 diferentes tipos de serviços clínicos, incluindo procedimentos, consultas, exames rápidos, vacinas e checkups.

A pesquisa da Clinicarx aponta que a procura por testes rápidos que não sejam de Covid-19 continua crescendo, tanto que o volume de exames realizados foi 40% maior que no primeiro trimestre deste ano e 80% a mais em relação ao segundo trimestre de 2022. Os exames rápidos chegaram a representar 8,4% de todos os serviços de saúde realizados no T2 2023.

Entre os dez tipos de serviços mais realizados pelas farmácias destacam-se: medida da pressão arterial (29,49%), teste de glicemia (17,40%), aplicação de injetáveis (7,97%), consulta farmacêutica (4,15%), teste de Covid-19 antígeno (2,82%), vacina de Influenza (2,13%), teste rápido Covid/Flu (1,77%), colocação de brincos (1%) e bioimpedância (0,58%).  A vacina contra Influenza apareceu pela primeira vez no ranking da Clinicarx.

Segundo a Clinicarx, a publicação da RDC 786, em maio de 2023, que libera exames de análises clínicas em farmácias, motivou o aumento da realização e da procura de testes rápidos em farmácias. A norma entrou em vigor no dia 1º de agosto.

Leia também: Norma que autoriza testes rápidos em farmácias entra em vigor nesta terça (1º/8)

A empresa também criou um ranking dos dez testes mais procurados, a saber: dengue anticorpos e antígeno NS1 (31,44%), beta HCG quantitativo (26,05%), hemoglobina glicada A1c (12,18%), perfil lipídico (7,41%), glicemia (5,19%), dengue antígeno NS1 (3,62%), TSH quantitativo (2,56%), Influenza A/B antígeno (2,24%), HIV e sífilis anticorpos (2,21%), hemoglobina e hematócrito (1,70%).

De acordo com o relatório, os exames para doenças infecciosas ou sexualmente transmissíveis continuam reforçando o papel da farmácia como porta de entrada para atendimento a casos agudos.

Se cresce a procura por diversos testes rápidos, cai a busca por teste de Covid-19, resultado do aumento na cobertura vacinal e das demais medidas de enfrentamento da pandemia. Segundo a pesquisa, os exames de Covid-19 tiveram queda de 15% em relação ao primeiro trimestre de 2023 e 86% na comparação com o segundo trimestre de 2022.

Segundo a Clinicarx, a mais recente novidade nesse segmento são os testes rápidos combinados, que detectam simultaneamente antígenos de diversas doenças respiratórias, como Covid-19, Influenza (gripe) e RSV (vírus sincicial respiratório). Esses exames oferecem eficiência no rastreamento, triagem, pré-diagnóstico e diagnóstico diferencial, contribuindo na implantação mais eficaz de medidas de saúde pública.   

Picture of Viviane Massi

Viviane Massi

Viviane Massi é jornalista e editora de conteúdo da Revista da Farmácia. Com mais de 20 anos de atuação no Canal Farma, Viviane é especialista em cobrir fatos, eventos e temas do setor.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Aposta da empresa visa fortalecer a presença no ambiente digital e o relacionamento com os clientes, recompensando-os por suas compras.
Loja conceito da Cimed foi desenvolvida em parceria com a São João. O espaço contou com roleta de prêmios e entrega de brindes.
Rede de farmácias alcançou um aumento de mais de 50% nas unidades licenciadas em apenas três meses.
Inovação em programa de fidelidade aumenta vendas em 242% em apenas um ano.
Com orientação de farmacêuticos clínicos especializados, serviço oferece exames e cuidados básicos nas mais de 420 lojas da rede.
Farmácias precisarão finalizar o inventário anterior, recadastrar a empresa e o farmacêutico no SNGPC e iniciar um novo inventário.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo