Abrafad aposta em produtos de prescrição e nutricionais

Entidade quer utilizar as ferramentas de gestão para auxiliar as 20 redes associadas a gerirem seus negócios de forma mais eficiente.
Abrafad aposta em produtos de prescrição, nutricionais e mix
Foto: Nílson Ribeiro no evento
Publicidade

A Associação Brasileira das Redes Associativistas de Farmácias e Drogarias (Abrafad) promoveu a primeira edição deste ano do Encontro de Negócios, em São Paulo. Diariamente, cerca de 250 executivos da indústria e distribuidores participaram das rodadas com diretores das 20 redes associadas. Para atingir seus objetivos de crescimento, a Abrafad tem como foco, em 2023, tratar os produtos de prescrição, incluindo PBMs, higiene e beleza (HPC) e nutricionais.

Leia: Abrafarma prevê capacitar 4 mil farmacêuticos nos road shows

“Para isso, vamos utilizar as informações e as nossas ferramentas de gestão para auxiliar os varejistas a gerirem de forma mais eficiente seus próprios negócios”, argumenta Nílson Ribeiro, diretor-executivo da Abrafad.

Durante o Encontro de Negócios, discutiu-se muito o momento atual do mercado, com o fechamento do primeiro trimestre, além de tendências e oportunidades para 2023, principalmente para as redes independentes. “Os principais indicadores econômicos mostram um certo grau de estabilidade, o que nos permite assegurar baixos sinais de recessão, apesar do aumento da inadimplência”, diz Ribeiro.

Para aproveitar esse crescimento, de acordo com Nílson Ribeiro, o empresário do setor precisa conhecer os seus clientes, as suas necessidades e trabalhar a experiência deles na jornada de compra. “Precisa existir um modelo de gestão disruptivo, com profissionais treinados e com estoque de produtos que possa atender, no mínimo, a maior demanda do consumidor que entra na farmácia. Todas essas informações são geradas por ferramentas de BI que detalham os principais produtos consumidos na área”, destaca. 

Leia também: Anvisa prorroga prazo para testes de Covid em farmácias

Segundo dados da IQVIA, o mercado farmacêutico, no país, cresceu, de março de 2022 a março último, 14,9% em valores, chegando a R$ 188 bilhões. Desse total, 52% das vendas foram em medicamentos de prescrição, 33% em não medicamentos e 15% em medicamentos isentos de prescrição. Nesse mesmo período, nas suas áreas de atuação, a Abrafad cresceu 16,6%, enquanto os concorrentes atingiram 14,2%.

Foto de Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

Marca destacou em seu estande produtos essenciais para o bem-estar infantil e reforçou sua presença no canal farma.
Evento antecede a alta anual dos medicamentos.
Varejistas, indústrias, distribuidores e prestadores de serviços ficaram por dentro das principais tendências do mercado farmacêutico para os próximos anos.
Feira é uma oportunidade de aproximação com clientes para apresentar o portfólio e os novos medicamentos da farmacêutica.
Participação da rede no evento amplia oportunidades estratégicas para os franqueados.
Encontro será realizado nos dias 13 e 14 de março, no Serra Park, e tem como objetivo antecipar novidades e tendências para o varejo.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo