O maior evento de varejo da América Latina, o LATAM Retail Show, que aconteceu entre os dias 27 e 29 de agosto em São Paulo, trouxe diversas novidades a respeito da jornada do cliente, da importância de se trabalhar a marca e informações sobre inovações para os participantes.
Fórum fala sobre a experiência da compra
No segundo dia do evento, ocorreu o fórum “O Negócio do Varejo”. Ministrado pelo CEO da Brain Box Design, Zeh Henrique Rodrigues, foram apresentados cases de empresas que ressignificaram seus propósitos de mercado e que, por isso, oferecem experiências de compra diferentes.
“Todo segmento tem algum problema, mas é difícil para a empresa olhar para ele e admitir. O que fazemos é identificar esses problemas e transformá-los em novas experiências nas jornadas de consumo, quebrando paradigmas e o status quo vigente”, disse Rodrigues.
Congresso debate o varejo de marcas próprias
Durante o evento, aconteceu também o 9º Congresso de Marcas Próprias, organizado pela Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização (ABMAPRO). Um dos debates foi “Como a oferta de produtos aliada à estratégia pode atender às necessidades do consumidor final”.
Na discussão, estiveram o diretor de varejo Renato Giarola; o diretor da Village, Reinaldo Bertagnon; e o head de Novos Negócios da Daymon, Aparecido Borgui. Cada um explicou como enfrentaram situações que podem dificultar o sucesso da própria marca.
“Ter uma marca própria não acontece de um dia para o outro e o varejo tem dificuldade de entender esses prazos”, comentou Borgui.
Evento premia inovação de design no varejo
O LATAM Retail Show promoveu, pelo terceiro ano consecutivo, o Prêmio Inovação no Varejo, uma parceria com a RDI e ABIESV. Ao todo, foram 47 inscritos de todo o País, em sete categorias: ambientação e experiência do consumidor; tecnologia e integração digital; design gráfico e comunicação visual; visual merchandising; ação promocional no PDV e fator UAU.
Entre os finalistas, estavam projetos que ressaltavam o uso de materiais sustentáveis, inovação com materiais já existentes e práticas que trabalhassem memórias e relacionamento afetivo pelo estabelecimento.
O diretor-geral do Grupo GS & Gouvêa de Souza, Marcos Gouvêa de Souza, afirmou que o reconhecimento dos projetos é muito mais do que escolher um ganhador, e sim gerar negócios para o setor de design e varejo. “Queremos, no próximo ano, triplicar o tamanho e a importância da premiação nesse setor”, finaliza.
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