O grupo Mulheres do Varejo (MDV), fundado por Vanessa Sandrini, CEO do Grupo Rondelli, e Fátima Merlin, diretora da Connect Shopper, tem como objetivo incluir mais mulheres em cargos de liderança nas corporações varejistas.
Durante evento na capital paulista, no mês de outubro, além de colocar o assunto em pauta, o MDV também assinou um pacto global com a ONU Mulheres.
Em atividade há um ano, o MDV, com mais de nove mil participantes, já conseguiu recolocar no mercado 13 executivas que estavam fora por terem sido demitidas após a gravidez ou por terem cuidado dos filhos.
Mulheres do Varejo busca equilíbrio entre oportunidades
Fátima relembra a importância de se ter mais mulheres em cargos de liderança para que a jornada não seja tão solitária. “Ao se contratar mais mulheres, há o ganho de voz, de equilíbrio para o mundo corporativo, para o varejo. Não há acesso a currículos de mulheres. Nota-se uma dificuldade em se inspirar em mulheres para poder se desenvolver e chegar lá. Sendo assim, o desafio está em informar, orientar, trocar experiências em todos os níveis”.
Além disso, a diretoria da Connect Shopper afirma que a diversidade não é só uma questão da mulher na liderança, mas sim melhores resultados para a produtividade, rentabilidade e vendas, pois ela pode atuar em divers campos. “A gente está em busca do equilíbrio, não de facilidades, mas de oportunidades”, diz.
Veja também: Mulheres do varejo insatisfeitas com as relações de trabalho entre elas e homens