EnglishPortugueseSpanish

Mulheres do varejo insatisfeitas com as relações de trabalho entre elas e homens

confiante-bonito-negocio-mulher-bracos-cruzado_1262-2992

“Autoritarismo, machismo, preconceito, discriminação”. Estas foram as principais palavras citadas por executivas atuantes no varejo, quando questionadas sobre a relação entre homens e mulheres no setor. Apesar de 29% declararem que já percebem uma complementariedade e um trabalho de forma colaborativa, 62% afirmam que não estão satisfeitas com a relação entre homens e mulheres no setor. Além disso, 80% disseram que o nível de esforço para alcançar cargos de direção é muito alto.

A pesquisa foi realizada entres os dias 7 a 13 de novembro, com 87 executivas do varejo com faixa etária entre 26 e 61 anos, pelo Grupo Mulheres do Varejo.

O Grupo Mulheres do Varejo (MdV) foi criado no início de novembro, por Fátima Merlin e Vanessa Sandrini, duas profissionais reconhecidas na área, com o propósito de ser uma referência na construção de uma nova onda do setor, inspirando-se na força feminina. “Juntas queremos construir uma economia mais colaborativa tornando-se agentes de uma transformação no varejo”.

O que era para ser um grupo de discussão, despretensioso, em poucos dias, tornou-se tão falado que reuniu 200 mulheres, a maior parte em posições de alta liderança, no Whatsapp. “Foram tantas vozes pedindo espaço para falar pela mesma causa que a responsabilidade aumentou”. Em duas semanas, dez mulheres se candidataram para fazer parte do Comitê Executivo, um planejamento estratégico foi elaborado, logotipo e apresentação foram criados, as redes sociais abertas, uma pesquisa enviada e, em um mês cerca de 500 mulheres já fazem parte do grupo. No Facebook, a página já alcançou 6 mil pessoas em menos de um mês.

Tanta força que no dia 11 de dezembro foi realizado o 1º Encontro Nacional de Mulheres do Varejo, na sede da GS1, uma das patrocinadoras do evento. Outras marcas como Activa ID, Bestfit, Casablanca Buffet e Eventos, Café Orfeu, Donna Color, Green People, Lumidea, Mistral, Netquest, Organic também acreditaram no potencial e apostaram no grupo. “Quando abrimos as inscrições para o evento, elas se encerraram em três dias”, comenta Fátima Merlin. “Isso demonstra que as mulheres querem e ainda precisam lutar pelo seu espaço”.

DEBATE

Além de apresentar a pesquisa completa, o grupo debateu o papel da mulher no varejo com os convidados Adriana Muratore, Cibele Vacchiano, Hugo Bethlem e o grupo definiu quais são os principais tópicos para os trabalhos em 2019. Entre os temas mais citados foram desenvolvimento e negócios.

A palestrante e terapeuta Dirce Katayama, do Núcleo Ser Treinamentos, fez questão de falar sobre a “Apropriação e Apoderamento” do feminino. “Fiquei perguntando para mim por que os melhores chefs, estilistas de alta costura, os criadores de música clássica eram homens. Um dia, lendo um livro, me veio um insight: porque nós mulheres somos cocriadoras, criamos com Deus e os homens não tem esse privilégio. Por isso, eles precisavam preencher esse vazio criando coisas maravilhosas também”, conta Dirce.

PERFIL DAS ENTREVISTADAS
38% – CEO, Presidente, Sócia-Proprietária
23% – Diretoria, CFO
21% – Alta gerência
9% – Média gerência
9% – Executiva/Especialista

Fonte: Grupo Mulheres do Varejo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print
Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Conquiste Seguros

Receba as principais notícias pelo nosso grupo

curta nossa fanpage

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia

Televendas Zamboni
Fechar Menu