Mulheres do varejo insatisfeitas com as relações de trabalho entre elas e homens

Publicidade

“Autoritarismo, machismo, preconceito, discriminação”. Estas foram as principais palavras citadas por executivas atuantes no varejo, quando questionadas sobre a relação entre homens e mulheres no setor. Apesar de 29% declararem que já percebem uma complementariedade e um trabalho de forma colaborativa, 62% afirmam que não estão satisfeitas com a relação entre homens e mulheres no setor. Além disso, 80% disseram que o nível de esforço para alcançar cargos de direção é muito alto.

A pesquisa foi realizada entres os dias 7 a 13 de novembro, com 87 executivas do varejo com faixa etária entre 26 e 61 anos, pelo Grupo Mulheres do Varejo.

O Grupo Mulheres do Varejo (MdV) foi criado no início de novembro, por Fátima Merlin e Vanessa Sandrini, duas profissionais reconhecidas na área, com o propósito de ser uma referência na construção de uma nova onda do setor, inspirando-se na força feminina. “Juntas queremos construir uma economia mais colaborativa tornando-se agentes de uma transformação no varejo”.

O que era para ser um grupo de discussão, despretensioso, em poucos dias, tornou-se tão falado que reuniu 200 mulheres, a maior parte em posições de alta liderança, no Whatsapp. “Foram tantas vozes pedindo espaço para falar pela mesma causa que a responsabilidade aumentou”. Em duas semanas, dez mulheres se candidataram para fazer parte do Comitê Executivo, um planejamento estratégico foi elaborado, logotipo e apresentação foram criados, as redes sociais abertas, uma pesquisa enviada e, em um mês cerca de 500 mulheres já fazem parte do grupo. No Facebook, a página já alcançou 6 mil pessoas em menos de um mês.

Tanta força que no dia 11 de dezembro foi realizado o 1º Encontro Nacional de Mulheres do Varejo, na sede da GS1, uma das patrocinadoras do evento. Outras marcas como Activa ID, Bestfit, Casablanca Buffet e Eventos, Café Orfeu, Donna Color, Green People, Lumidea, Mistral, Netquest, Organic também acreditaram no potencial e apostaram no grupo. “Quando abrimos as inscrições para o evento, elas se encerraram em três dias”, comenta Fátima Merlin. “Isso demonstra que as mulheres querem e ainda precisam lutar pelo seu espaço”.

DEBATE

Além de apresentar a pesquisa completa, o grupo debateu o papel da mulher no varejo com os convidados Adriana Muratore, Cibele Vacchiano, Hugo Bethlem e o grupo definiu quais são os principais tópicos para os trabalhos em 2019. Entre os temas mais citados foram desenvolvimento e negócios.

A palestrante e terapeuta Dirce Katayama, do Núcleo Ser Treinamentos, fez questão de falar sobre a “Apropriação e Apoderamento” do feminino. “Fiquei perguntando para mim por que os melhores chefs, estilistas de alta costura, os criadores de música clássica eram homens. Um dia, lendo um livro, me veio um insight: porque nós mulheres somos cocriadoras, criamos com Deus e os homens não tem esse privilégio. Por isso, eles precisavam preencher esse vazio criando coisas maravilhosas também”, conta Dirce.

PERFIL DAS ENTREVISTADAS
38% – CEO, Presidente, Sócia-Proprietária
23% – Diretoria, CFO
21% – Alta gerência
9% – Média gerência
9% – Executiva/Especialista

Fonte: Grupo Mulheres do Varejo

Foto de Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe
Publicidade

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Veja também

Colaboradores das Farmácias São João participam de capacitação gratuita em tecnologia em parceria com a Salesforce

Programa MuleSoft Tech Pulse reúne profissionais da área de TI e estudantes em uma série de cinco encontros até dezembro.

Setor de artigos farmacêuticos cresce 2,5% em julho

No comparativo anual, o segmento também apresentou crescimento de 5%, aponta Índice do Varejo Stone (IVS).

Mercado informal já responde por 54% das doses de GLP-1 consumidas no Brasil

Uso de canetas emagrecedoras no país acumula alta de 244% no primeiro semestre de 2026 ante o mesmo período de 2025, de acordo com estudo da Scanntech.

Medley e DPSP unem forças para fortalecer a educação farmacêutica

Parceria aproxima farmacêuticos da ciência e dos processos de qualidade da Medley, fortalecendo a disseminação de conhecimento técnico.

Drogaria Rio Mais inaugura nova unidade e abre vagas de emprego

Rede está em expansão no Rio de Janeiro; oportunidades são para as zonas Sudoeste, Sul e Norte, além da Baixada Fluminense.

Drogasmil abre 31 vagas na Zona Sul do Rio para atendentes e farmacêuticos com jornada em escala 5×2

A Drogasmil está com processo seletivo aberto para preencher 31 vagas em unidades da Zona Sul do Rio de Janeiro. São 25 oportunidades para atendentes de loja, destinadas a candidatos

Não existem mais matérias para exibir.
Publicidade
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.