Transformações na farmácia durante pandemia são tema do primeiro dia do Abrafarma Future Trends

Future Trends
Foto: shutterstock
Publicidade

A primeira Super Sessão do Abrafarma Future Trends, evento organizado pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) para discutir as principais tendências do varejo farmacêutico, aconteceu nesta segunda (13/9) novamente de forma totalmente online. Este ano, a temática principal do evento é “Inovação e foco no cliente: a farmácia pós-pandemia”, abordando as mudanças que ocorreram nas farmácias em decorrência da pandemia do novo coronavírus e as lições aprendidas com a situação.

Abertura do Future Trends

Na abertura do evento, que ocorre durante toda esta semana, Sérgio Mena Barreto, CEO da entidade, atualizou o público com os últimos dados das farmácias brasileiras que fazem parte da Abrafarma. Até o mês de agosto, foram realizados mais de 14 milhões de atendimentos nas 4.238 farmácias que possuem salas e consultórios farmacêuticos. Ao todo, são 14 mil farmacêuticos e mais de 27 mil profissionais prestando serviços de saúde em todo o Brasil.

Em relação à testagem da Covid-19 e ao acompanhamento dos pacientes, os números também são impressionantes: mais de 10 milhões de testes rápidos foram realizados em um ano e meio e, a cada dez pessoas atendidas, uma foi encaminhada ao atendimento médico.

Além de Sérgio, o ministro da Saúde Marcelo Queiroga participou da abertura do evento falando sobre o combate à Covid-19 no Brasil. Segundo ele, até o fim de 2021, mais 600 milhões de doses de vacinas estão garantidas à população: “O Brasil está entre os países que mais avançam na vacinação. Atualmente, 137 milhões de brasileiros já receberam, pelo menos, a primeira dose, enquanto 72 milhões de pessoas completaram o esquema vacinal”.

Palestra internacional

A palestra do dia foi de Scott Langdoc, líder global da cadeia de varejo farmacêutico da Amazon Web Services (AWS), que trouxe a perspectiva de que as inovações digitais surgidas durante a pandemia definirão as empresas líderes no mundo pós-Covid.

“Entre as principais tendências advindas da pandemia estão a digitalização dos serviços de saúde, a telemedicina, a personalização e a consequente ampliação do relacionamento nas lojas. Mais inteligência preditiva dos estoques, funcionários, preços e automação também serão fundamentais”, revela Scott.

O estadunidense disse que as empresas que desejarem seguir neste universo digital deverão ter a jornada de consumo do cliente bem definida, tendo em mente que a personalização do serviço é essencial e deve ser acompanhada de uma boa experiência. Dessa forma, conseguirão alcançar bons resultados. Novas estratégias de governança, cultura e organização, bem como a automação dos processos, deverão ser estruturadas pelas empresas.

Painel do Conselho Administrativo

Após a palestra, quatro membros do Conselho Diretivo da Abrafarma se reuniram para discutir essas transformações: Modesto Araújo, CEO da Drogaria Araújo; Marcelo Cançado, diretor administrativo da Rede Drogal; Leandro Pereira, diretor da A Nossa Drogaria; e Eugênio de Zagottis, VP da RaiaDrogasil.

Os quatro executivos afirmaram que a pandemia serviu para equilibrar quatro agendas: crescimento do número de lojas, transformação digital acelerada, segurança dos ambientes físicos e digitais e eficiência interna das companhias e dos custos.

“O primeiro desafio da pandemia foi o de adaptação, ter que aprender a operar em um mundo de home office e isolamento social, reconfigurar a farmácia pra atender a todos. A farmácia sai em um cenário muito diferente, com varejo moderno e informatizado e se estabelecendo como ponto forte e inicial de saúde”, afirmou Eugenio.

Além disso, muitas formas de venda que não eram mais tão utilizadas voltaram a ganhar força, como é o caso das lojas de bairro e do delivery: “Houve uma mudança de ritmo no setor, e não apenas uma onda de transformação. Ao mesmo tempo em que é uma oportunidade, nos faz questionar onde conseguimos chegar”.

Acompanhe durante a semana a cobertura completa da Revista da Farmácia sobre o Future Trends 2021.

Veja também: Abrafarma comemora 30 anos e fala sobre planos para futuro

Picture of Raphaela Quintans

Raphaela Quintans

Raphaela Quintans é jornalista. Atua desenvolvendo conteúdos para o portal Revista da Farmácia e redes sociais.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Fundador da Drogaria Venancio é um dos indicados na categoria Master do programa de empreendedorismo da EY Brasil.
Evento apresentou os principais indicadores que precisam ser medidos e os processos que todos os gestores devem realizar no dia a dia da farmácia.
Evento prevê atrair 1.500 farmacêuticos e acontecerá em paralelo ao congresso do Conselho Federal.
Smart Retail permite o acesso a uma série de informações geradas por meio de BI, que ajudam na tomada de decisões.
Nos dias 18, 19 e 20 de março de 2025, o setor farmacêutico vivenciará uma nova experiência em um evento que impulsiona o mercado.
Rede de drogarias também celebrou dez anos de Tiro Certo, campanha criada para reconhecer colaboradores e parceiros.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo