Transformações na farmácia durante pandemia são tema do primeiro dia do Abrafarma Future Trends

Future Trends
Foto: shutterstock

A primeira Super Sessão do Abrafarma Future Trends, evento organizado pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) para discutir as principais tendências do varejo farmacêutico, aconteceu nesta segunda (13/9) novamente de forma totalmente online. Este ano, a temática principal do evento é “Inovação e foco no cliente: a farmácia pós-pandemia”, abordando as mudanças que ocorreram nas farmácias em decorrência da pandemia do novo coronavírus e as lições aprendidas com a situação.

Abertura do Future Trends

Na abertura do evento, que ocorre durante toda esta semana, Sérgio Mena Barreto, CEO da entidade, atualizou o público com os últimos dados das farmácias brasileiras que fazem parte da Abrafarma. Até o mês de agosto, foram realizados mais de 14 milhões de atendimentos nas 4.238 farmácias que possuem salas e consultórios farmacêuticos. Ao todo, são 14 mil farmacêuticos e mais de 27 mil profissionais prestando serviços de saúde em todo o Brasil.

Em relação à testagem da Covid-19 e ao acompanhamento dos pacientes, os números também são impressionantes: mais de 10 milhões de testes rápidos foram realizados em um ano e meio e, a cada dez pessoas atendidas, uma foi encaminhada ao atendimento médico.

Além de Sérgio, o ministro da Saúde Marcelo Queiroga participou da abertura do evento falando sobre o combate à Covid-19 no Brasil. Segundo ele, até o fim de 2021, mais 600 milhões de doses de vacinas estão garantidas à população: “O Brasil está entre os países que mais avançam na vacinação. Atualmente, 137 milhões de brasileiros já receberam, pelo menos, a primeira dose, enquanto 72 milhões de pessoas completaram o esquema vacinal”.

Palestra internacional

A palestra do dia foi de Scott Langdoc, líder global da cadeia de varejo farmacêutico da Amazon Web Services (AWS), que trouxe a perspectiva de que as inovações digitais surgidas durante a pandemia definirão as empresas líderes no mundo pós-Covid.

“Entre as principais tendências advindas da pandemia estão a digitalização dos serviços de saúde, a telemedicina, a personalização e a consequente ampliação do relacionamento nas lojas. Mais inteligência preditiva dos estoques, funcionários, preços e automação também serão fundamentais”, revela Scott.

O estadunidense disse que as empresas que desejarem seguir neste universo digital deverão ter a jornada de consumo do cliente bem definida, tendo em mente que a personalização do serviço é essencial e deve ser acompanhada de uma boa experiência. Dessa forma, conseguirão alcançar bons resultados. Novas estratégias de governança, cultura e organização, bem como a automação dos processos, deverão ser estruturadas pelas empresas.

Painel do Conselho Administrativo

Após a palestra, quatro membros do Conselho Diretivo da Abrafarma se reuniram para discutir essas transformações: Modesto Araújo, CEO da Drogaria Araújo; Marcelo Cançado, diretor administrativo da Rede Drogal; Leandro Pereira, diretor da A Nossa Drogaria; e Eugênio de Zagottis, VP da RaiaDrogasil.

Os quatro executivos afirmaram que a pandemia serviu para equilibrar quatro agendas: crescimento do número de lojas, transformação digital acelerada, segurança dos ambientes físicos e digitais e eficiência interna das companhias e dos custos.

“O primeiro desafio da pandemia foi o de adaptação, ter que aprender a operar em um mundo de home office e isolamento social, reconfigurar a farmácia pra atender a todos. A farmácia sai em um cenário muito diferente, com varejo moderno e informatizado e se estabelecendo como ponto forte e inicial de saúde”, afirmou Eugenio.

Além disso, muitas formas de venda que não eram mais tão utilizadas voltaram a ganhar força, como é o caso das lojas de bairro e do delivery: “Houve uma mudança de ritmo no setor, e não apenas uma onda de transformação. Ao mesmo tempo em que é uma oportunidade, nos faz questionar onde conseguimos chegar”.

Acompanhe durante a semana a cobertura completa da Revista da Farmácia sobre o Future Trends 2021.

Veja também: Abrafarma comemora 30 anos e fala sobre planos para futuro

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Notícias Canal Farma

Receba notícias, conteúdos e vídeos do YouTube sobre o setor farmacêutico com nosso canal no Telegram.

Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

loading...

Receba as principais notícias direto no celular

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia