ABCFARMA completa 60 anos e empossa nova diretoria

ABCFarma tem nova diretoria
Foto: Reprodução LinkedIn ABCFarma
Publicidade

No dia 30 de outubro de 1959, nasceu a Associação Brasileira do Comércio Farmacêutico (ABCFARMA) que, em 2019, completa 60 anos. Ao longo de seis décadas, a Associação trabalhou para equiparar as práticas do varejo farmacêutico com a dos países mais desenvolvidos.

Na matéria em homenagem ao aniversário publicada no site da entidade, fica explícito que “talvez a maior vitória da entidade, nesses 60 anos, tenha sido se consagrar como a porta da saúde no Brasil, buscando o fortalecimento desse segmento transcendental da economia e da vida dos brasileiros e, diretamente, o primeiro alívio e bem-estar para a saúde da população”.

Tudo isso foi contado em um livro publicado no dia da posse.

Posse da nova diretoria da ABCFARMA

A ABCFARMA atua por seus próprios méritos, mas realiza parcerias com indústrias farmacêuticas, viabilizando o modelo de entidade associativa capaz de obter recursos pelos próprios serviços que desenvolve.

Para dar continuidade a esse trabalho, no último dia 27 de outubro, a nova diretoria tomou posse pelos próximos três anos.

O diretor secretário da ABCFARMA , Luis Marins, fala sobre a nova diretoria. “É um novo ciclo que se inicia, e a expectativa é que a ABCFARMA possa continuar a entender as mudanças que estão acontecendo de uma forma acelerada em termos de tecnologia e cada vez mais aprimorar os serviços em defesa do varejo farmacêutico. São pessoas com bastante experiência e que vão buscar parcerias com empresas para investir ainda mais na saúde da população”, diz.

Livro dos 60 anos da ABCFarma

Principais conquistas nos 60 anos

Ao longo do tempo, a ABCFARMA procurou se adequar à todas as exigências do mercado farmacêutico para facilitar o dia a dia das empresas que representa. Isso foi feito por meio de um modelo de gestão embasado na eficiência e nas demandas do comércio farmacêutico e de parcerias com empresas de inteligência digital.

Com isso, a Associação se tornou privada e sem fins lucrativos, voltada a respeitar todos os níveis do governo e dos órgãos reguladores. Confira algumas das vitórias:

  • Desobrigação dos associados da ABCFARMA de obter/possuir a Certidão de Regularidade Técnica, mesmo na habilitação ou renovação do programa Farmácia Popular;
  • Inexistência do dever dos associados de obter Autorização de Funcionamento para todas as filiais da loja;
  • Proibição do CRF/SP de aplicar a multa prevista no artigo 24 da Lei 3.820/60 no seu patamar máximo (3 salários mínimos);
  • Suspensão da exigibilidade das Resoluções nº 615/15 e 631/16, do Conselho Federal de Farmácia (CFF), que fixam os valores das taxas;
  • Afastamento da proibição da RDC nº 44/2009, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que veda a venda produtos de conveniência pelos estabelecimentos farmacêuticos.

Atuação em todos os campos do comércio farmacêutico

Além do acompanhamento jurídico, a ABCFARMA atua diretamente em benefício de outros setores do varejo farmacêutico. Entre suas ações, faz parte do Comitê Gestor da Implantação do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos (SNCM), atua e acompanha as propostas de aprimoramento do Farmácia Popular e faz interlocução com os principais órgãos reguladores, como Anvisa e CMED.

Veja também: Ascoferj completa 35 anos de existência

Picture of Raphaela Quintans

Raphaela Quintans

Raphaela Quintans é jornalista. Atua desenvolvendo conteúdos para o portal Revista da Farmácia e redes sociais.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

De acordo com dados da Indigitall, as empresas elevam em 40% suas vendas ao usar o WhatsApp para conversas diretas.
Empresa investe em tecnologia para melhorar a experiência dos usuários e reforçar seu compromisso com a saúde dos clientes.
Aposta da empresa visa fortalecer a presença no ambiente digital e o relacionamento com os clientes, recompensando-os por suas compras.
Loja conceito da Cimed foi desenvolvida em parceria com a São João. O espaço contou com roleta de prêmios e entrega de brindes.
Rede de farmácias alcançou um aumento de mais de 50% nas unidades licenciadas em apenas três meses.
Inovação em programa de fidelidade aumenta vendas em 242% em apenas um ano.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo