Nesta quinta-feira (23/11), a Anvisa publicou no Diário Oficial da União (DOU) a determinação de apreensão e a proibição da fabricação, distribuição, comercialização e propaganda dos suplementos alimentares falsificados COQ-10 200mg, KRILL VIT, ÔMEGA 3 – EPA DHA e OMEGAFOR VISION, marca Vitafor. Os produtos são divulgados e comercializados em diversas plataformas eletrônicas de vendas. A medida foi divulgada por meio da Resolução-RE 4.445, de 21 de novembro de 2023.
Leia: Suplementação alimentar: aprenda a implantar a categoria no seu negócio
A empresa distribuidora dos produtos, Vida Forte Nutrientes Indústria e Comércio de Produtos Naturais Ltda. – CNPJ: 07.455.576/0001-92, comunicou à Anvisa a falsificação de seus produtos e disponibilizou imagens com as diferenças entre os produtos originais e os falsificados.
Para saber diferenciá-los, é necessário ficar atento às características das embalagens e dos rótulos, pois, em algumas situações, as diferenças podem ser sutis. Há diferenças também nas características das cápsulas. Acesse agora o site da Anvisa.
Leia também: Bebidas e Alimentos na farmácia: conheça o potencial da categoria
“A nutrivigilância trata da detecção de problemas envolvendo alimentos e empresas, tanto aquelas suspeitas de irregularidades ou desvios na qualidade de produtos, além da vigilância de eventos adversos relacionados ao consumo de alimentos industrializados e do monitoramento da segurança destes alimentos”, explica o farmacêutico Leandro Medeiros, membro do GT sobre Suplementos Alimentares do Conselho Federal de Farmácia (CFF).
Fonte: CFF e Anvisa