Ascoferj completa 35 anos de existência

Os 35 anos da Ascoferj são tema do É De Farmácia
Foto: Humberto Teski
Publicidade

O programa É De Farmácia do dia 22 de outubro marcou os 35 anos da Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro (Ascoferj). Para celebrar a data, o convidado foi o presidente da associação, Luis Carlos Marins, que fez um balanço sobre as conquistas e os desafios até aqui.

Contribuição ao varejo farmacêutico

Marins afirma que, ao longo de todos esses anos, a Ascoferj esteve presente em grandes momentos do varejo farmacêutico do Rio de Janeiro, mas que ainda tem muito a contribuir. “Apesar de ser uma instituição estadual, tem um reconhecimento nacional. Buscamos orientar e representar o setor, principalmente nas áreas que sabemos ser de maior vulnerabilidade do segmento”, diz.

Principais conquistas ao longo dos 35 anos

A associação realiza um trabalho muito consistente de levar conhecimento ao setor farmacêutico, além de participar de grandes conquistas, como, por exemplo, ser o primeiro estado a comercializar produtos de conveniência em 1997, antes da Lei de 2002.

“Foi pioneira também quando houve a proibição da venda de MIPs fora do atendimento do balcão, participando da legislação para que esse serviço fosse regularizado. Nós sempre fazemos o monitoramento de tudo que acontece no Parlamento, juntamente aos órgãos executivos”, conta Marins.

Ele explica que atualmente existem cerca de 30 projetos de lei tramitando na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), voltados ao setor, e que, por isso, a Ascoferj faz proposições e acompanha tudo de perto, inclusive na Câmara dos Deputados e no Senado.

Figuras importantes na história da Ascoferj

O presidente relembra pessoas importantes, que fazem parte da história da associação. Uma delas é o sr. Ruy Marins, fundador da Ascoferj, e o vice-presidente, Ricardo Valdetaro, que também esteve na fundação e ocupa o cargo até hoje. “Nós tivemos sempre uma liderança muito boa, muito positiva, o que fez com que nunca nos acomodássemos”, diz.

Importância da credibilidade da associação

Marins conta que a reputação da Ascoferj foi construída ao longo dos 35 anos de história, mas que ainda falta muito para chegar aonde desejam. “O Estado do Rio de Janeiro tem 7.500 farmácias e apenas 20% delas são associadas à Ascoferj. É um trabalho de convencimento, mostrando a importância de se ter uma representatividade no setor. É impossível para o empresário acompanhar todas as normas dos órgãos reguladores, e nós podemos fazer isso por ele”.

Benefícios da Ascoferj para os associados

A associação apresenta uma cartela grande de benefícios, como o Departamento Jurídico que, além de ser consultivo, realiza ações presenciais nos 92 municípios do Estado; o Departamento Regulatório, que orienta sobre as normas dos órgãos sanitários; a capacitação dos profissionais, por meio dos cursos; e os veículos de comunicação, que têm abordagem nacional e internacional por meio da revista eletrônica Revista da Farmácia.

Projetos para o futuro

“Hoje estamos investindo, cada vez mais, na educação remota dos nossos associados. Lançamos uma consultoria online de gestão de negócios e recentemente a Central de Negócios Ascoferj, voltada para as farmácias independentes”.

A Central auxiliará as mais de 5 mil farmácias independentes do Estado do Rio de Janeiro que não participam de nenhum grupo econômico, franquia, associativismo ou licenciamento, trazendo métricas para acompanhamento da gestão e a possibilidade da compra compartilhada. “O Rio tem o segundo maior faturamento do Brasil, chegando a R$ 9 bilhões. Desses, R$ 3 bilhões são de farmácias independentes. É um número significativo que precisa ser considerado”, comenta Marins.

Veja também: Central de Negócios Ascoferj nasce focada na farmácia independente

Picture of Raphaela Quintans

Raphaela Quintans

Raphaela Quintans é jornalista. Atua desenvolvendo conteúdos para o portal Revista da Farmácia e redes sociais.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Empresa investe em tecnologia para melhorar a experiência dos usuários e reforçar seu compromisso com a saúde dos clientes.
Aposta da empresa visa fortalecer a presença no ambiente digital e o relacionamento com os clientes, recompensando-os por suas compras.
Loja conceito da Cimed foi desenvolvida em parceria com a São João. O espaço contou com roleta de prêmios e entrega de brindes.
Rede de farmácias alcançou um aumento de mais de 50% nas unidades licenciadas em apenas três meses.
Inovação em programa de fidelidade aumenta vendas em 242% em apenas um ano.
Com orientação de farmacêuticos clínicos especializados, serviço oferece exames e cuidados básicos nas mais de 420 lojas da rede.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo