Atendimento estendido em farmácia veio para ficar

InterPlayers fala sobre importância do atendimento farmacêutico estendido
Foto: shutterstock
Publicidade

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]

Hoje em dia, farmácias e drogarias oferecem uma série de serviços para seus clientes, incluindo medição de pressão arterial e nível de glicose no sangue, exames diversos, aplicação de vacinas e até mesmo facilitam o acesso a consultas médicas. Esse conjunto de ações é chamado por especialistas de atendimento estendido.

Oscar Teixeira Basto Júnior, diretor de Varejo da InterPlayers, relembra que a Lei 13.021/2014 define as farmácias como unidades de prestação de serviços destinadas a prestar assistência farmacêutica, assistência à saúde e orientação sanitária individual e coletiva.

“Essa lei representa uma grande evolução. Em 2017, a Anvisa autorizou as farmácias a aplicarem vacinas, ou seja, começaram a ampliar o escopo de atuação do segmento. Em 2020, com a pandemia de coronavírus e amparo da legislação, houve uma forte mudança de perfil desse varejo, que, além de assistência farmacêutica, passou a ser ator na assistência clínica”, afirma Oscar.

As farmácias e drogarias começaram a realizar exames laboratoriais, incluindo os testes de detecção de Covid-19, importante para desafogar hospitais e laboratórios. “Só as farmácias realizavam cerca de 40 mil testes diários. Com a Omicron, esse número saltou para 100 mil. O sistema de saúde não daria conta sozinho”, comenta o executivo.

Cada novo serviço representa uma gama de oportunidades para as farmácias aumentarem seus faturamentos e ampliar o acesso aos clientes dos varejistas. Oscar lembra que existem cerca de 17 mil laboratórios clínicos no Brasil, localizados em áreas mais densamente povoadas, ou seja, cidades menores podem não contar com esse tipo de serviço.

Em contrapartida, existem aproximadamente 90 mil farmácias, que contribuem dando mais capilaridade ao ecossistema de saúde. Por meio dos serviços farmacêuticos, essa população tem a chance de realizar serviços de qualidade a que antes não teriam acesso.

Veja também: Drogarias Legítima inaugura loja e apresenta modelo de gestão inovador no RJ

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Aposta da empresa visa fortalecer a presença no ambiente digital e o relacionamento com os clientes, recompensando-os por suas compras.
Loja conceito da Cimed foi desenvolvida em parceria com a São João. O espaço contou com roleta de prêmios e entrega de brindes.
Rede de farmácias alcançou um aumento de mais de 50% nas unidades licenciadas em apenas três meses.
Inovação em programa de fidelidade aumenta vendas em 242% em apenas um ano.
Com orientação de farmacêuticos clínicos especializados, serviço oferece exames e cuidados básicos nas mais de 420 lojas da rede.
Farmácias precisarão finalizar o inventário anterior, recadastrar a empresa e o farmacêutico no SNGPC e iniciar um novo inventário.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo