Uma das oito maiores empresas do varejo farmacêutico nacional, a Rede Drogal lançou, nesta sexta-feira, dia 11 de abril, uma ampla campanha publicitária para celebrar seus 90 anos. O ponto alto das comunicações de aniversário será a veiculação de 16 episódios contando histórias de relacionamento de clientes e colaboradores com a rede.

Esses depoimentos serão exibidos de abril a outubro, em ações de merchandising nas edições do programa Mais Caminhos, transmitido pela EPTV, afiliada da Rede Globo no interior de São Paulo e no sul de Minas Gerais — regiões onde a Drogal atua. “São vivências de colaboradores e clientes que irão emocionar o público e mostrar um pouco de como valorizamos as pessoas que fazem parte do nosso dia a dia”, comenta o gerente de Marketing, Alex Camargo.
Leia: Rede Drogal inaugura primeira unidade em Minas Gerais
O programa Mais Caminhos vai ao ar nas tardes de sábado, com apresentação de Pedro Leonardo e Tatiane Camargo. Além das inserções de merchandising, a Drogal veiculará comerciais de 30 e 60 segundos na EPTV e na TV Bandeirantes de Campinas, além de spots em emissoras de rádio locais.
A criação para TV e rádio é assinada pelo renomado Pedro Gravena. Nascido em Piracicaba (SP), sede da rede, o publicitário acumula mais de 40 premiações no Festival de Cannes. O texto enaltece os predicados das pessoas que moram e amam viver nas cidades interioranas. Já a narração ficou a cargo de Newman Simões, artista consagrado na região, que emprestou sua voz com o sotaque típico do interior.
Também foram prestigiadas a produtora Lumme, de Ribeirão Preto (SP), e a locação feita em Sertãozinho, como forma de valorizar os talentos regionais. Segundo Camargo, a campanha faz parte de uma negociação multimídia com o Grupo EP, incluindo veiculações na EPTV, EPFM e no portal G1, onde os vídeos ficarão armazenados.
Como parte das comemorações, a Drogal também promoverá uma inédita corrida de 5 e 10 quilômetros, no dia 13 de julho. As informações sobre as inscrições serão divulgadas em breve. Em setembro, será lançado um livro histórico, que retrata desde a primeira farmácia até a consolidação da liderança de mercado no interior paulista.
Gigante farmacêutico
Atualmente, a Drogal conta com 397 lojas espalhadas por mais de 130 cidades. Em 2025, ano do seu 90º aniversário, planeja chegar a 435 unidades. “Somos uma das poucas redes de farmácias a completar 90 anos com o mesmo fôlego para continuar crescendo”, acredita o diretor Marcelo Cançado.
“O modelo que ancora nosso sucesso mistura o acolhimento típico das cidades do interior com práticas modernas de serviço, amparadas por uma logística de abastecimento que assegura o fornecimento a todas as unidades, a partir de um centro de distribuição próprio, responsável pela logística de mais de 15 mil itens”, complementa.
História
A primeira unidade da Drogal foi inaugurada em 1935, por Cyro Cançado. Ele chegou a Piracicaba com a família formada, trazendo na mala o desejo de empreender no ramo em que sua família já tinha tradição. Na cidade mineira de Pitangui, o avô paterno, Fortunato Lopes Cançado, havia inaugurado a Pharmácia do Povo na primeira metade do século XIX.
Cyro Cançado decidiu trazer esse nome para a matriz da empresa em Piracicaba, e a marca estampa a fachada até hoje. A rede passou a operar sob a alcunha de Drogal em 1982 e deu início a um amplo projeto de expansão, acelerado a partir de 2009. Em 2013, chegava à marca de 100 lojas.