O Conselho Federal de Farmácia (CFF) publicou em seu site oficial nesta quinta-feira (28) uma notícia informando que solicitou formalmente o apoio dos conselhos regionais de Farmácia no acompanhamento mais próximo da operacionalização da campanha de vacinação contra a Covid-19.
O objetivo do pedido é garantir o cumprimento do Plano Nacional de Imunização (PNI), em que os farmacêuticos fazem parte do grupo prioritário de imunização na primeira etapa. No ofício encaminhado pelo CFF, também foi sugerida a criação de canais para recebimento de denúncias de irregularidades, por WhatsApp, e-mail ou outros canais de comunicação.
“De sua parte, o CFF continuará a interlocução com o Ministério da Saúde pela garantia da imunização para todos os farmacêuticos, demais trabalhadores da saúde e a população, respeitando as prioridades definidas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI)”, diz o texto, assinado pelo presidente Walter Jorge João.
Além disso, junto com a Sociedade Brasileira de Farmacêuticos e Farmácias Comunitárias (SBFFC), o Conselho Federal divulgou um manifesto aos gestores públicos defendendo o respeito ao documento do Ministério da Saúde que inclui os farmacêuticos e demais colaboradores das farmácias e drogarias na prioridade para a imunização. O manifesto foi encaminhado aos conselhos nacionais de Secretários de Saúde (Conass) e das secretarias municipais de saúde (Conasemns), aos gestores estaduais e municipais e à Frente Nacional de Prefeitos.
Veja também: Vacinação contra Covid-19 inicia-se no Brasil. Entenda a situação das farmácias no processo