Como atender a estratégia de marketing no merchandising farmacêutico

Merchandising farmacêutico
Foto: Humberto Teski
Publicidade

Com o passar dos anos, as farmácias são consideradas cada vez mais como opção de compra para o shopper, não apenas de medicamentos, mas também de produtos de saúde e bem-estar. Elaborar estratégias para que os produtos estejam bem posicionados e proporcionar uma boa experiência de compra podem fazer toda a diferença.

Diante de tantas ofertas de produtos, é importante se diferenciar para ter a marca reconhecida. Ronaldo Barbosa, consultor de Trade Marketing da InterPlayers, afirma que os itens não são expostos aleatoriamente, e sim obedecem a uma ordem a fim de aumentar sua visibilidade.

Posicionamento dos produtos

A estratégia do trade marketing é uma forma de valorizar os produtos e fazer com que a sua participação no mercado seja mais agressiva e relevante. A presença de um promotor, representando a marca, pode ser um fator decisivo para finalização da compra. “Uma das funções do promotor é apoiar diretamente no posicionamento de itens, fazendo com que, muitas vezes, identifique a oportunidade de ativações de Cross Merchandising”, revela.

Um exemplo disso são os absorventes higiênicos próximos a sabonetes íntimos, acetona perto de esmaltes e pacotes de algodões, pomada para assaduras ao lado de fraldas, entre outros. “Dessa forma, quando você vai à procura de determinado produto, a chance de converter a venda de outro pode aumentar significativamente e, em consequência, contribuir para o aumento de sell out”.

Outras ações

Medicamentos isentos de prescrição já ficam do lado de fora do balcão das farmácias, o que diminui a dependência do balconista e do farmacêutico, que tem outras atribuições. Outro ponto importante são os check-outs, onde os caixas ficam dispostos e geralmente a compra por impulso ganha força.

Além disso, o balconista funciona como um agente em diversas ações da indústria e precisa ser treinado. “O time de promoção de vendas e mershandising agrega valor de maneira que os consumidores não percebem, mas seguramente agradecem, assim como o estabelecimento e as marcas”, finaliza Barbosa.

Veja também: Profissionais da saúde podem comprar toxina botulínica na Pague Menos

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Empresa investe em tecnologia para melhorar a experiência dos usuários e reforçar seu compromisso com a saúde dos clientes.
Aposta da empresa visa fortalecer a presença no ambiente digital e o relacionamento com os clientes, recompensando-os por suas compras.
Loja conceito da Cimed foi desenvolvida em parceria com a São João. O espaço contou com roleta de prêmios e entrega de brindes.
Rede de farmácias alcançou um aumento de mais de 50% nas unidades licenciadas em apenas três meses.
Inovação em programa de fidelidade aumenta vendas em 242% em apenas um ano.
Com orientação de farmacêuticos clínicos especializados, serviço oferece exames e cuidados básicos nas mais de 420 lojas da rede.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo