Como atender a estratégia de marketing no merchandising farmacêutico

Merchandising farmacêutico
Foto: Humberto Teski

Com o passar dos anos, as farmácias são consideradas cada vez mais como opção de compra para o shopper, não apenas de medicamentos, mas também de produtos de saúde e bem-estar. Elaborar estratégias para que os produtos estejam bem posicionados e proporcionar uma boa experiência de compra podem fazer toda a diferença.

Diante de tantas ofertas de produtos, é importante se diferenciar para ter a marca reconhecida. Ronaldo Barbosa, consultor de Trade Marketing da InterPlayers, afirma que os itens não são expostos aleatoriamente, e sim obedecem a uma ordem a fim de aumentar sua visibilidade.

Posicionamento dos produtos

A estratégia do trade marketing é uma forma de valorizar os produtos e fazer com que a sua participação no mercado seja mais agressiva e relevante. A presença de um promotor, representando a marca, pode ser um fator decisivo para finalização da compra. “Uma das funções do promotor é apoiar diretamente no posicionamento de itens, fazendo com que, muitas vezes, identifique a oportunidade de ativações de Cross Merchandising”, revela.

Um exemplo disso são os absorventes higiênicos próximos a sabonetes íntimos, acetona perto de esmaltes e pacotes de algodões, pomada para assaduras ao lado de fraldas, entre outros. “Dessa forma, quando você vai à procura de determinado produto, a chance de converter a venda de outro pode aumentar significativamente e, em consequência, contribuir para o aumento de sell out”.

Outras ações

Medicamentos isentos de prescrição já ficam do lado de fora do balcão das farmácias, o que diminui a dependência do balconista e do farmacêutico, que tem outras atribuições. Outro ponto importante são os check-outs, onde os caixas ficam dispostos e geralmente a compra por impulso ganha força.

Além disso, o balconista funciona como um agente em diversas ações da indústria e precisa ser treinado. “O time de promoção de vendas e mershandising agrega valor de maneira que os consumidores não percebem, mas seguramente agradecem, assim como o estabelecimento e as marcas”, finaliza Barbosa.

Veja também: Profissionais da saúde podem comprar toxina botulínica na Pague Menos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Notícias Canal Farma

Receba notícias, conteúdos e vídeos do YouTube sobre o setor farmacêutico com nosso canal no Telegram.

Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

loading...

Receba as principais notícias direto no celular

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia