Como atender a estratégia de marketing no merchandising farmacêutico

Merchandising farmacêutico
Foto: Humberto Teski

Com o passar dos anos, as farmácias são consideradas cada vez mais como opção de compra para o shopper, não apenas de medicamentos, mas também de produtos de saúde e bem-estar. Elaborar estratégias para que os produtos estejam bem posicionados e proporcionar uma boa experiência de compra podem fazer toda a diferença.

Diante de tantas ofertas de produtos, é importante se diferenciar para ter a marca reconhecida. Ronaldo Barbosa, consultor de Trade Marketing da InterPlayers, afirma que os itens não são expostos aleatoriamente, e sim obedecem a uma ordem a fim de aumentar sua visibilidade.

Posicionamento dos produtos

A estratégia do trade marketing é uma forma de valorizar os produtos e fazer com que a sua participação no mercado seja mais agressiva e relevante. A presença de um promotor, representando a marca, pode ser um fator decisivo para finalização da compra. “Uma das funções do promotor é apoiar diretamente no posicionamento de itens, fazendo com que, muitas vezes, identifique a oportunidade de ativações de Cross Merchandising”, revela.

Um exemplo disso são os absorventes higiênicos próximos a sabonetes íntimos, acetona perto de esmaltes e pacotes de algodões, pomada para assaduras ao lado de fraldas, entre outros. “Dessa forma, quando você vai à procura de determinado produto, a chance de converter a venda de outro pode aumentar significativamente e, em consequência, contribuir para o aumento de sell out”.

Outras ações

Medicamentos isentos de prescrição já ficam do lado de fora do balcão das farmácias, o que diminui a dependência do balconista e do farmacêutico, que tem outras atribuições. Outro ponto importante são os check-outs, onde os caixas ficam dispostos e geralmente a compra por impulso ganha força.

Além disso, o balconista funciona como um agente em diversas ações da indústria e precisa ser treinado. “O time de promoção de vendas e mershandising agrega valor de maneira que os consumidores não percebem, mas seguramente agradecem, assim como o estabelecimento e as marcas”, finaliza Barbosa.

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