Crescimento da Max entre março e novembro chega à média de 40%

Drogarias Max anunciam crescimento entre os meses de março e novembro
Foto: Divulgação
Publicidade

Durante a pandemia, o varejo farmacêutico foi resiliente e espera crescer 12% em 2020, segundo dados da Close-up International, empresa que audita o setor. Algumas redes tiveram desempenho muito mais expressivo, como é o caso da franquia Drogarias Max, cujo percentual de crescimento atingiu a média de 40% no período de março a novembro de 2020, atingindo a receita total de R$ 253 milhões. Em unidade, as vendas subiram 29% em relação ao mesmo período de 2019.

“Ninguém planejava um crescimento de 40%. A nossa projeção era a mesma do mercado, prevista no início de 2020 para ficar entre 8% a 10%. Mas a pandemia mudou o cenário e fez com que as vendas de determinados produtos disparassem, principalmente em março e abril”, observa Lucas Procópio, gerente de Negócios da Max.

Entre os produtos que mais contribuíram para essa disparada no faturamento estão os multivitamínicos – as pessoas passaram a se prevenir mais – e os itens de proteção e higiene pessoal, como máscaras, luvas, álcool em gel, sabonetes antissépticos, entre outros. Na categoria de medicamentos, azitromicina e nitazoxanida também tiveram participação relevante nesse resultado porque passaram a ser prescritos para tratar a Covid-19.

Paralelamente ao crescimento provocado pela pandemia, a rede já vinha aplicando estratégias para alavancar sua participação de mercado, entre elas, parceria com dois grandes fornecedores, aumento do portfólio de produtos e melhorias na jornada de reposição do franqueado. “Hoje, um franqueado pode realizar suas reposições por aplicativo conectado diretamente ao fornecedor 24 horas por dia, 7 dias por semana. Rápido, prático e eficiente”, destaca Procópio.

Vale citar também a consultoria especializada que oferece indicadores de gestão do PDV, comparativos de performance de mercado e pesquisa de preço dos 80 produtos mais vendidos da região para uma precificação adequada.

As expectativas para 2021 são as melhores possíveis, pois a rede acaba de lançar o seu Plano Estratégico de Expansão 2020/2021, com um modelo de adesão alternativo e mais flexível, voltado ao varejo independente. “Para ajudar o independente a crescer e, ao mesmo tempo, oferecer um modelo mais flexível sem perder o foco da franquia, criamos o Selo Max, cujo valor da mensalidade é de apenas R$ 699,00 durante os primeiros 12 meses”, informa o gerente da Max. Com o novo plano de expansão, a Max espera aumentar em 25% o número atual de lojas.

Sobre as Drogarias Max

A rede Drogarias Max é a primeira franquia de farmácias do Brasil, fundada na década de 1980 por quatro amigos empresários do segmento: Marlécio Abreu, Francisco Veras, Luiz Carlos de Souza e João Vargas.

Em 2010, em um processo de sucessão na gestão da empresa, dois dos filhos dos sócios assumem a direção da rede e implementam importantes mudanças na franquia, modernizando sua estrutura e forma de atuação no mercado.

Atualmente, a rede possui 120 lojas franqueadas em todo o Estado do Rio de Janeiro, que juntas faturam, em média, R$ 27 milhões por mês.  Desde 2014, conquista consecutivamente o Prêmio Excelência em Franchising, concedido pela ABF.

Veja também: Drogarias Max anunciam plano de expansão para 2021 focado nas independentes

Picture of Viviane Massi

Viviane Massi

Viviane Massi é jornalista e editora de conteúdo da Revista da Farmácia. Com mais de 20 anos de atuação no Canal Farma, Viviane é especialista em cobrir fatos, eventos e temas do setor.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Empresa investe em tecnologia para melhorar a experiência dos usuários e reforçar seu compromisso com a saúde dos clientes.
Aposta da empresa visa fortalecer a presença no ambiente digital e o relacionamento com os clientes, recompensando-os por suas compras.
Loja conceito da Cimed foi desenvolvida em parceria com a São João. O espaço contou com roleta de prêmios e entrega de brindes.
Rede de farmácias alcançou um aumento de mais de 50% nas unidades licenciadas em apenas três meses.
Inovação em programa de fidelidade aumenta vendas em 242% em apenas um ano.
Com orientação de farmacêuticos clínicos especializados, serviço oferece exames e cuidados básicos nas mais de 420 lojas da rede.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo