Durante a pandemia, o varejo farmacêutico foi resiliente e espera crescer 12% em 2020, segundo dados da Close-up International, empresa que audita o setor. Algumas redes tiveram desempenho muito mais expressivo, como é o caso da franquia Drogarias Max, cujo percentual de crescimento atingiu a média de 40% no período de março a novembro de 2020, atingindo a receita total de R$ 253 milhões. Em unidade, as vendas subiram 29% em relação ao mesmo período de 2019.
“Ninguém planejava um crescimento de 40%. A nossa projeção era a mesma do mercado, prevista no início de 2020 para ficar entre 8% a 10%. Mas a pandemia mudou o cenário e fez com que as vendas de determinados produtos disparassem, principalmente em março e abril”, observa Lucas Procópio, gerente de Negócios da Max.
Entre os produtos que mais contribuíram para essa disparada no faturamento estão os multivitamínicos – as pessoas passaram a se prevenir mais – e os itens de proteção e higiene pessoal, como máscaras, luvas, álcool em gel, sabonetes antissépticos, entre outros. Na categoria de medicamentos, azitromicina e nitazoxanida também tiveram participação relevante nesse resultado porque passaram a ser prescritos para tratar a Covid-19.
Paralelamente ao crescimento provocado pela pandemia, a rede já vinha aplicando estratégias para alavancar sua participação de mercado, entre elas, parceria com dois grandes fornecedores, aumento do portfólio de produtos e melhorias na jornada de reposição do franqueado. “Hoje, um franqueado pode realizar suas reposições por aplicativo conectado diretamente ao fornecedor 24 horas por dia, 7 dias por semana. Rápido, prático e eficiente”, destaca Procópio.
Vale citar também a consultoria especializada que oferece indicadores de gestão do PDV, comparativos de performance de mercado e pesquisa de preço dos 80 produtos mais vendidos da região para uma precificação adequada.
As expectativas para 2021 são as melhores possíveis, pois a rede acaba de lançar o seu Plano Estratégico de Expansão 2020/2021, com um modelo de adesão alternativo e mais flexível, voltado ao varejo independente. “Para ajudar o independente a crescer e, ao mesmo tempo, oferecer um modelo mais flexível sem perder o foco da franquia, criamos o Selo Max, cujo valor da mensalidade é de apenas R$ 699,00 durante os primeiros 12 meses”, informa o gerente da Max. Com o novo plano de expansão, a Max espera aumentar em 25% o número atual de lojas.
Sobre as Drogarias Max
A rede Drogarias Max é a primeira franquia de farmácias do Brasil, fundada na década de 1980 por quatro amigos empresários do segmento: Marlécio Abreu, Francisco Veras, Luiz Carlos de Souza e João Vargas.
Em 2010, em um processo de sucessão na gestão da empresa, dois dos filhos dos sócios assumem a direção da rede e implementam importantes mudanças na franquia, modernizando sua estrutura e forma de atuação no mercado.
Atualmente, a rede possui 120 lojas franqueadas em todo o Estado do Rio de Janeiro, que juntas faturam, em média, R$ 27 milhões por mês. Desde 2014, conquista consecutivamente o Prêmio Excelência em Franchising, concedido pela ABF.
Veja também: Drogarias Max anunciam plano de expansão para 2021 focado nas independentes