A Raia Drogasil comunicou, na noite desta terça-feira (26/02), a aquisição de 100% do capital social da Drogaria Onofre. Com R$ 479,4 milhões de receita bruta em 2018 e um total de 50 lojas, sendo 47 no estado de São Paulo, duas no Rio de Janeiro e uma em Minas Gerais, a Onofre, atualmente controlada pela CVS Health Corporation, é uma das empresas mais reconhecidas do varejo farmacêutico brasileiro e uma das referências nacionais em e-commerce.
Segundo o diretor de Planejamento Corporativo e de Relações com Investidores da Raia Drogasil, Eugenio De Zagottis, a aquisição está sujeita ao atendimento de certas condições precedentes usuais em operações dessa natureza, em especial a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). “Manteremos os acionistas e o mercado informados acerca do atendimento dessa e das demais condições precedentes, bem como do fechamento da aquisição”, disse em comunicado oficial emitido nesta data.
A Raia Drogasil, formada a partir da fusão Droga Raia e Drogasil, conta com 1.849 lojas em 22 estados, inaugurando 240 novas lojas em 2018, o que representa uma receita bruta de R$ 15,5 bilhões e um EBTIDA de R$ 1,2 bilhão.
O Estadão chegou a noticiar, quinta-feira passada (21/02), as intenções da CVS em deixar o mercado brasileiro. A entrada no País ocorreu em 2013, com a compra da rede Onofre, uma das mais tradicionais do Brasil, que combina a expertise de vendas online com delivery, sendo também uma das líderes no mercado farmacêutico brasileiro nesse canal.
“Estamos confiantes de que a expertise digital da Onofre, combinando serviços online com delivery, somados à escala, capilaridade no varejo físico, experiência e inovação da RD, vamos aumentar a densidade de entregas, expandindo a atuação da Onofre em Casa, para entregar uma proposta de valor única aos nossos clientes e parceiros estratégicos”, disse Elizangela Kioko, CEO da Drogaria Onofre, em comunicado a fornecedores e parceiros.
O valor da aquisição ainda não foi revelado.
RD anuncia resultados de 2018
Também nesta terça, a Raia Drogasil divulgou os resultados de 2018. A receita bruta da companhia no ano foi de R$ 15,5 bilhões, crescimento de 12,0% em relação a 2017. O EBITDA ficou em R$ 1.195,2 milhões, um crescimento de 5,7%. Já o lucro líquido foi de R$ 548,6 milhões, 7% a mais que em 2017. Com um valor de mercado estimado em R$ 19.493 milhões, em 2018, foram abertas 240 novas lojas. A empresa fechou o ano com 36.510 funcionários e 6.959 farmacêuticos.
O segmento de MIP foi o destaque do ano, com crescimento de 16,6% e ganho de 1,0 ponto percentual de participação no mix de vendas. O segmento de HPC cresceu 11,9%, um ganho de 0,2 ponto percentual de participação no mix de vendas. Por outro lado, Medicamentos de Marca cresceram 9,5% no ano e perderam 0,6 ponto percentual de participação no mix de vendas. As receitas provenientes de genéricos cresceram 6,2%, com um crescimento em unidades vendidas de 16,4%, reflexo do êxito de estratégia de precificação e de mix.
Entre os desafios e oportunidades para 2019, a Raia Drogasil lista cinco:
1. Crescimento orgânico acelerado, com a previsão de abertura de mais 240 novas lojas em 2019;
2. Oferecer uma experiência digital centrada no consumidor, chegando ao fim de 2019 com o total de 2 milhões de clientes multicanais, contra 400 mil de 2018;
3. Normalizar o crescimento nas lojas maduras;
4. Reduzir despesas e melhorar o modelo de gestão, atacando ineficiências e buscando oportunidades para reduzir despesas;
5. Desenvolver os líderes, tornando a organização mais fluida, com melhor comunicação horizontal e equipes ágeis.