CVS vende Drogaria Onofre para a gigante Raia Drogasil

Foto: Divulgação
Publicidade

A Raia Drogasil comunicou, na noite desta terça-feira (26/02), a aquisição de 100% do capital social da Drogaria Onofre. Com R$ 479,4 milhões de receita bruta em 2018 e um total de 50 lojas, sendo 47 no estado de São Paulo, duas no Rio de Janeiro e uma em Minas Gerais, a Onofre, atualmente controlada pela CVS Health Corporation, é uma das empresas mais reconhecidas do varejo farmacêutico brasileiro e uma das referências nacionais em e-commerce.

Segundo o diretor de Planejamento Corporativo e de Relações com Investidores da Raia Drogasil, Eugenio De Zagottis, a aquisição está sujeita ao atendimento de certas condições precedentes usuais em operações dessa natureza, em especial a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).  “Manteremos os acionistas e o mercado informados acerca do atendimento dessa e das demais condições precedentes, bem como do fechamento da aquisição”, disse em comunicado oficial emitido nesta data.

A Raia Drogasil, formada a partir da fusão Droga Raia e Drogasil, conta com 1.849 lojas em 22 estados, inaugurando 240 novas lojas em 2018, o que representa uma receita bruta de R$ 15,5 bilhões e um EBTIDA de R$ 1,2 bilhão.

O Estadão chegou a noticiar, quinta-feira passada (21/02), as intenções da CVS em deixar o mercado brasileiro. A entrada no País ocorreu em 2013, com a compra da rede Onofre, uma das mais tradicionais do Brasil, que combina a expertise de vendas online com delivery, sendo também uma das líderes no mercado farmacêutico brasileiro nesse canal.

“Estamos confiantes de que a expertise digital da Onofre, combinando serviços online com delivery, somados à escala, capilaridade no varejo físico, experiência e inovação da RD, vamos aumentar a densidade de entregas, expandindo a atuação da Onofre em Casa, para entregar uma proposta de valor única aos nossos clientes e parceiros estratégicos”, disse Elizangela Kioko, CEO da Drogaria Onofre, em comunicado a fornecedores e parceiros.

O valor da aquisição ainda não foi revelado.

RD anuncia resultados de 2018

Também nesta terça, a Raia Drogasil divulgou os resultados de 2018. A receita bruta da companhia no ano foi de R$ 15,5 bilhões, crescimento de 12,0% em relação a 2017. O EBITDA ficou em R$ 1.195,2 milhões, um crescimento de 5,7%. Já o lucro líquido foi de R$ 548,6 milhões, 7% a mais que em 2017. Com um valor de mercado estimado em R$ 19.493 milhões, em 2018, foram abertas 240 novas lojas. A empresa fechou o ano com 36.510 funcionários e 6.959 farmacêuticos.

O segmento de MIP foi o destaque do ano, com crescimento de 16,6% e ganho de 1,0 ponto percentual de participação no mix de vendas. O segmento de HPC cresceu 11,9%, um ganho de 0,2 ponto percentual de participação no mix de vendas. Por outro lado, Medicamentos de Marca cresceram 9,5% no ano e perderam 0,6 ponto percentual de participação no mix de vendas. As receitas provenientes de genéricos cresceram 6,2%, com um crescimento em unidades vendidas de 16,4%, reflexo do êxito de estratégia de precificação e de mix.

Entre os desafios e oportunidades para 2019, a Raia Drogasil lista cinco:

1. Crescimento orgânico acelerado, com a previsão de abertura de mais 240 novas lojas em 2019;

2. Oferecer uma experiência digital centrada no consumidor, chegando ao fim de 2019 com o total de 2 milhões de clientes multicanais, contra 400 mil de 2018;

3. Normalizar o crescimento nas lojas maduras;

4. Reduzir despesas e melhorar o modelo de gestão, atacando ineficiências e buscando oportunidades para reduzir despesas;

5. Desenvolver os líderes, tornando a organização mais fluida, com melhor comunicação horizontal e equipes ágeis.

Picture of Viviane Massi

Viviane Massi

Viviane Massi é jornalista e editora de conteúdo da Revista da Farmácia. Com mais de 20 anos de atuação no Canal Farma, Viviane é especialista em cobrir fatos, eventos e temas do setor.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Empresa investe em tecnologia para melhorar a experiência dos usuários e reforçar seu compromisso com a saúde dos clientes.
Aposta da empresa visa fortalecer a presença no ambiente digital e o relacionamento com os clientes, recompensando-os por suas compras.
Loja conceito da Cimed foi desenvolvida em parceria com a São João. O espaço contou com roleta de prêmios e entrega de brindes.
Rede de farmácias alcançou um aumento de mais de 50% nas unidades licenciadas em apenas três meses.
Inovação em programa de fidelidade aumenta vendas em 242% em apenas um ano.
Com orientação de farmacêuticos clínicos especializados, serviço oferece exames e cuidados básicos nas mais de 420 lojas da rede.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo