Estudo da CVA Solutions mostra ranking de drogarias preferidas pelos consumidores

Ranking revela drogarias preferidas
Foto: Humberto Teski
Publicidade

A CVA Solutions, empresa de consultoria e pesquisa de mercado, divulgou os resultados de uma pesquisa sobre o segmento de Drogarias que revelam que os consumidores consideram as redes de drogarias regionais com o melhor Valor Percebido, ou seja, custo-benefício. Ainda assim, as grandes redes continuam sendo as líderes em Força de Marca, avaliada considerando a atração menos a rejeição da população. O estudo foi realizado em março de 2021, com 5.340 pessoas de todo o País.

Setor de farmácia

As drogarias são muito bem avaliadas pelos consumidores – o segmento aparece na 8ª posição entre os 51 avaliados pelos pesquisadores. A nota, numa escala de 1 a 10, é 8,62. As drogarias regionais lideram em Valor Percebido, sendo o melhor índice da Coop (região do Grande ABC e interior de São Paulo), seguida de São João (Sul), Venancio (Rio de Janeiro), Drogaria 24 Horas (Sudeste) e Ultrafarma (nacional).

Já em relação à Força de Marca, o primeiro lugar é da Drogasil, seguida pela Pague Menos, Droga Raia e Drogaria São Paulo. Confira os rankings completos:

Valor Percebido
1º – Coop6º – Panvel11º – Preço Popular16º – A Nossa Drogaria
2º – São João7º – Farmais12º – Droga Raia17º – Indiana
3º – Venancio8º – Nissei13º – São Paulo18º – Popular
4º – Drogaria 24 Horas9º – Drogasil14º – Santa Marta19º – Extrafarma
5º – Ultrafarma10º – Globo15º – Pague Menos20º – Pacheco
Força da Marca
1º – Drogasil6º – Pacheco11º – Ultra Popular16º – Drogaria 24 Horas
2º – Pague Menos7º – Preço Popular12º – Extrafarma17º – Indiana
3º – Droga Raia8º – Panvel13º – São João18º – Permanente
4º – São Paulo9º – Araújo14º – Venancio19º – Preço Baixo
5º – Ultrafarma10º – Nissei15º – Santa Marta20º – Bifarma

 Saúde durante a pandemia

Outros dados trazidos pelo estudo mostram como a pandemia da Covid-19 contribuiu para uma piora na saúde dos brasileiros em comparação a 2019. O isolamento social, que evitou o contágio pelo coronavírus, trouxe à tona problemas como depressão e ansiedade, que tiveram aumento de 24%; obesidade, com crescimento de 4%; hipertensão arterial, com mais 7%, e tabagismo, com 9% mais pessoas.

Além disso, a pandemia diminuiu as idas mensais às lojas físicas, o que influenciou diretamente no aumento das compras online.

“Os medicamentos representam ser a categoria destino, que define a escolha da drogaria, para 70% dos consumidores. No entanto está havendo um aumento da procura por produtos de higiene e beleza. Em 2018 esses produtos eram categoria destino para 14% dos consumidores e agora o número atingiu 16%”, afirma Sandro Cimatti, sócio-diretor da CVA Solutions.

Genéricos

Os entrevistados comprovam a consolidação dos medicamentos genéricos: 88% usam. Destes, a maioria – 67,6% – afirma que quando não encontram a marca que costumam usar, fazem a troca pelas que estão disponíveis.

Em relação à preferência de laboratórios de genéricos, Medley, EMS, Neo Química, Eurofarma, Cimed, Teuto, Biosintética, Germed, Prati-Donaduzzi e Nova Química são os preferidos.

Veja também: Rede Farmácias Independente implementa programa de fidelidade e amplia ticket médio

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Empresa investe em tecnologia para melhorar a experiência dos usuários e reforçar seu compromisso com a saúde dos clientes.
Aposta da empresa visa fortalecer a presença no ambiente digital e o relacionamento com os clientes, recompensando-os por suas compras.
Loja conceito da Cimed foi desenvolvida em parceria com a São João. O espaço contou com roleta de prêmios e entrega de brindes.
Rede de farmácias alcançou um aumento de mais de 50% nas unidades licenciadas em apenas três meses.
Inovação em programa de fidelidade aumenta vendas em 242% em apenas um ano.
Com orientação de farmacêuticos clínicos especializados, serviço oferece exames e cuidados básicos nas mais de 420 lojas da rede.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo