Estudo de fase 2 indica que vacina de Oxford contra Covid é segura para idosos e gera resposta imune

A fase 3 do estudo clínico ainda está em andamento, inclusive no Brasil.
Vacina de Oxford mostra ser imune para idosos em resultados preliminares
Foto: shutterstock

Nesta quinta-feira (19) foi publicado, na revista científica The Lancet, um estudo que indica que a vacina contra Covid-19 produzida pela Universidade de Oxford e pela AstraZeneca mostrou segurança e induziu resposta imune forte em idosos durante a fase 2 de testes. Atualmente, a vacina está na fase 3 de testes no Brasil. 

Resultado em idosos é positivo

Os resultados já haviam sido divulgados no fim do mês de outubro, mas a publicação na revista indica que os dados foram analisados por outros cientistas. A vacina foi testada em 560 voluntários, incluindo 240 pessoas com mais de 70 anos.

Maheshi Ramasamy, coautor do estudo, afirma que o resultado em idosos é encorajador: “As respostas robustas de anticorpos e células T vistas em pessoas mais velhas em nosso estudo são encorajadoras. Esperamos que isso signifique que nossa vacina ajudará a proteger algumas das pessoas mais vulneráveis da sociedade, mas mais pesquisas são necessárias antes que possamos ter certeza”.

Segurança e resposta imune

Os 560 participantes foram divididos em 10 grupos, onde receberam a vacina em dose baixa ou padrão ou uma vacina de meningite (grupo controle). Os participantes até 55 anos também foram divididos e receberam ou uma dose única da vacina ou duas doses com 28 dias de intervalo.

De acordo com os pesquisadores, reações adversas como dor de cabeça, dor muscular e febre foram mais comuns nos adultos com menos de 55 anos. Em relação à resposta imune, o estudo mostrou que foi semelhante em todas as faixas etárias após a segunda dose.

Contudo, a falta de mais voluntários com idade superior a 80 anos e a exclusão de pessoas com doenças crônicas foram consideradas pelos cientistas como limitações do estudo.

Veja também: Lote com as primeiras 120 mil doses da vacina CoronaVac chega a São Paulo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Notícias Canal Farma

Receba notícias, conteúdos e vídeos do YouTube sobre o setor farmacêutico com nosso canal no Telegram.

Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

loading...

Receba as principais notícias direto no celular

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia