EnglishPortugueseSpanish

Farmácias do Rio iniciam campanha de vacinação contra Influenza

Campanha acontecerá entre os dias 27 e 30/04 em farmácias que foram aprovadas pela Secretaria Municipal de Saúde e pela Vigilância Sanitária do Rio de Janeiro.
campanha de vacinação em farmácias
Foto: shutterstock

Começa nesta segunda-feira (27/4) a campanha de vacinação contra a Influenza em algumas farmácias do município do Rio de Janeiro. Autorizados pela Secretaria Municipal de Saúde e pela Vigilância Sanitária do Rio de Janeiro, os estabelecimentos que participarão deverão imunizar gratuitamente pessoas entre 15 e 57 anos portadoras de doenças crônicas. A ação acontecerá até quinta-feira (30/4).

Motivação da campanha em farmácias

O principal objetivo de levar a vacinação contra Influenza para as farmácias foi descongestionar o sistema público de saúde durante a pandemia da Covid-19. Pensando nisso, a Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro (Ascoferj) intermediou a comunicação entre as principais redes do Rio de Janeiro com a Vigilância Sanitária e a Secretaria Municipal de Saúde do Rio.

O presidente da Associação, Luis Marins, fala sobre a mobilização: “As farmácias são unidades de saúde. Com essa campanha, elas exercem seu papel de auxiliar na manutenção da saúde no município, ajudando a minimizar o fluxo de pacientes no atendimento público de saúde e, consequentemente, abrindo espaço para as pessoas que chegam com suspeita de contaminação com o novo coronavírus”.

A Secretaria também se posicionou sobre o assunto, afirmando que espera que cada farmácia consiga vacinar cerca de 1.200 pessoas ao longo dos quatro dias: “As farmácias servirão como mais um ponto de vacinação disponível, de modo que este seja de fácil acesso e evite aglomerações”.

Exigências dos órgãos

Para autorizar a participação das farmácias na campanha, a SMS-RJ e a Visa-RJ fizeram algumas exigências aos estabelecimentos. Entre elas, possuir licenciamento para a atividade de imunização e ter, pelo menos, um farmacêutico com curso de aplicação de vacina e que seja registrado no Conselho Regional de Farmácia.

As farmácias devem ainda seguir as boas práticas de vacinação e cumprir normativas definidas pela SMS, como possuir sala para atendimento farmacêutico e caixa de gelo nos conformes da vacinação extramuros.

Além disso, devem possuir um carro que possam fazer o transporte diário das vacinas dos postos de saúde até as farmácias. São também responsáveis por fornecer os equipamentos de proteção individual (EPIs) aos profissionais que estarão em contato com o público durante os dias de campanha.

Em relação à prevenção contra a possível contaminação pelo coronavírus, foi recomendado que cada farmácia mantenha o distanciamento mínimo de 1,5 metro nas filas, recomendado pelo Ministério da Saúde, além do cumprimento das medidas de higienização das mãos e desinfecção do ambiente e superfícies.

Farmácias participantes

As farmácias que atenderam a todos os requisitos da SMS-RJ e da Visa-RJ e foram aprovadas para participar da campanha são A Nossa DrogariaDrogaria VenancioDrogarias Pacheco e a Farmácia do Leme.

O proprietário e farmacêutico da Farmácia do Leme, Ricardo Valdetaro, conta que está muito contente em participar da ação: “Estamos prestando um serviço importantíssimo para nossa comunidade em tempos tão difíceis. Demarcamos a loja com faixas que ajudem as pessoas a identificarem a distância necessária de 1,5m nas filas, e reforçamos nosso estoque de itens como álcool em gel e comprovante de vacinação”.

Valdetaro revela que em sua farmácia serão três farmacêuticos atendendo e duas ajudantes, que farão a triagem dos pacientes na calçada da farmácia: “Nós aplicaremos a vacina em nossa cabine, mas as ajudantes ficarão instaladas em duas mesas na calçada fazendo a verificação de documentos e comprovação das comorbidades e verificando se os pacientes estão com máscaras para proteção”.

O coordenador farmacêutico da A Nossa Drogaria, Maurício Matos, explica que uma média de 12 farmacêuticos estarão imunizando a população em seis farmácias da rede: “Criamos um fluxograma a ser seguido de acordo com as orientações do Ministério da Saúde em relação ao momento que estamos atravessando da pandemia”.

Nas lojas da rede, a aplicação também acontecerá dentro das salas de serviços farmacêuticos, mas a organização dos pacientes e a fila de espera serão do lado de fora da farmácia. “Por sermos um estabelecimento de saúde, fazer parte dessa campanha é gratificante, pois estamos ajudando as pessoas a melhorarem sua saúde e, consequentemente, sua qualidade de vida. Prevenir sempre é o melhor remédio”, afirma Matos.

O gerente executivo de Operações do Grupo DPSP (Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo), Bruno Stoqui, conta que serão dez farmacêuticos se dedicando à campanha nas quatro lojas da Pacheco participantes: “Temos uma equipe de farmacêuticos capacitados e sempre preparada para garantir uma experiência tranquila aos clientes”. Nessas lojas, a fila também será formada na entrada de cada unidade.

Além disso, para auxiliar na movimentação dos clientes dentro das farmácias, Stoqui revela que foram tomadas diversas providências, como as banquetas de espera terem sido retiradas dos balcões para evitar aglomerações: “Movimentamos mobiliários para garantir uma distância mínima entre o cliente e o nosso colaborador. Fizemos, ainda, a demarcação no chão com fitas adesivas para orientar a fila única e o distanciamento seguro entre as pessoas”.

Todas as redes participantes estão divulgando a campanha em suas redes sociais, sites e SMS, além dos banners na entrada das lojas, ajudando na identificação de quais delas estarão oferecendo o serviço.

Doenças crônicas e como comprová-las

O público-alvo da campanha são as pessoas com doenças crônicas, que podem ser respiratórias, como, por exemplo, asma, fibrose cística, displasia broncopulmonar; cardíacas, como doença cardíaca congênita, insuficiência cardíaca; renais, como síndrome nefrótica, pacientes em diálise; hepáticas, como atresia biliar e cirrose; e neurológicas, como deficiência neurológica grave. Diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias também estão aptos para a imunização.

A farmacêutica e consultora de Assuntos Regulatórios da Ascoferj, Betânia Alhan, explica como os pacientes devem comprovar o pertencimento ao grupo: “A pessoa deve apresentar, nas farmácias, receita médica, atestado ou declaração médica. Somente com essa comprovação poderão ser vacinadas”.

Lista de farmácias

Confira os endereços de todas as lojas que participarão da campanha.

Farmácia do Leme:

Av Prado Junior, 237 – Loja A/B – Copacabana – Rio de Janeiro / RJ

A Nossa Drogaria:

  • Rua dos Romeiros, 111 A / 119 A – Penha – Rio de Janeiro / RJ
  • Praça das Nações, 172 – 172/A – Bonsucesso / RJ
  • Rua Campo Grande, 1014 Loja B – Campo Grande / RJ
  • Av Conego Vasconcelos, 168 A – Bangu / RJ
  • Av Ministro Edgar Romero, 71 – Madureira – Rio de Janeiro / RJ
  • Av Dom Hélder Câmara, 5455, Loja G – Todos os Santos / RJ

Drogarias Pacheco:

  • Av das Américas, 1800 – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro/ RJ
  • Rua Arnaldo Quintela, 10, Lojas A, B, C, D – Botafogo – Rio de Janeiro / RJ
  • Rua Jardim Botânico, 700 Loja D – Jardim Botânico – Rio de Janeiro / RJ
  • Estrada dos Três Rios, 1067 – Freguesia, Jacarepaguá – Rio de Janeiro / RJ

Drogaria Venancio:

  • Rua Marquês e Abrantes, 88 – Flamengo – Rio de Janeiro / RJ
  • Rua Jardim Botânico, 726, Lojas A e B – Jardim Botânico – Rio de Janeiro / RJ
  • Rua Visconde de Pirajá, 414 – Ipanema – Rio de Janeiro / RJ
  • Av das Américas, 500, Bloco 8 – Lojas 119 a 122 – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro / RJ
  • Av Ayrton Senna, 2541, Bloco A – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro / RJ
  • Rua Voluntários da Pátria, 128 – Botafogo – Rio de Janeiro / RJ
  • Av Nossa Senhora de Copacabana, 791 – Copacabana – Rio de Janeiro / RJ
  • Estrada da Cacuia, 203 A – Jardim Carioca – Rio de Janeiro / RJ
  • Estrada da Portela, Loja 17 – Madureira – Rio de Janeiro / RJ
  • Rua Dias da Cruz, 110 – Méier – Rio de Janeiro / RJ
  • Rua Apiacas, 372 – Taquara – Rio de Janeiro / RJ
  • Av Maracanã, 834 – Maracanã – Rio de Janeiro / RJ
  • Av Professor Manuel de Abreu, 693 – Maracanã – Rio de Janeiro / RJ

Veja também: MS distribui 53 milhões de equipamentos de proteção para profissionais de saúde

Fonte: Blog da Ascoferj 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print
Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Conquiste Seguros

Receba as principais notícias pelo nosso grupo

curta nossa fanpage

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia

Televendas Zamboni
Fechar Menu