EnglishPortugueseSpanish

Farmácias participam da campanha de vacinação contra gripe

Em São Paulo, redes da Abrafarma iniciam vacinação em abril; no Rio, Ascoferj cadastra farmácias interessadas.

Começou, ontem (23/03), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, do Ministério da Saúde. Nesta primeira fase, serão vacinados trabalhadores da saúde e idosos acima de 60 anos.

A etapa seguinte da campanha terá início no dia 16 de abril com objetivo de vacinar doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança e salvamento.

A última fase, que começa no dia 9 de maio, priorizará crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Grupo de risco para coronavírus

Estudos e dados apontam que casos mais graves de infecção por Covid-19 têm sido registrados em pessoas acima de 60 anos, grupo que corresponde a 20,8 milhões de pessoas no Brasil. Por isso, a primeira etapa da campanha contempla esse público.

No Rio de Janeiro, para proteger esse grupo, a vacinação será no formato drive thru. Serão 52 vacinadores distribuídos em cinco postos do Detran-RJ. Os idosos serão vacinados pela janela, sem precisar descer do carro. Não haverá acesso de pedestres nesses postos.

Drogarias da Abrafarma vão participar da campanha

Em São Paulo, a Abrafarma firmou parceria com o Governo do Estado para que as drogarias das redes associadas possam participar da campanha em caráter auxiliar a partir da segunda fase, em abril. As vacinas serão as mesmas disponibilizadas pelo SUS.

Segundo a entidade, não são todas as drogarias que participarão, mas apenas aquelas que estiverem em locais onde há mais carência de postos de vacinação. Os horários e locais de atendimento serão divulgados mais adiante.

No RJ, entidades se mobilizam para inserir setor na campanha

A Ascoferj, o Sincofarma Rio e a Abrafarma reuniram-se, na última sexta-feira (20/03), com a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro e Departamento de Imunização para tratar da participação de farmácias e drogarias na Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. A sugestão das entidades foi recebida com interesse pelo secretário de Saúde, Edmar Santos.

Com o objetivo de ampliar a abrangência da imunização contra gripe no País, poderão participar da campanha as farmácias e drogarias que possuem sala de vacinação e sala de serviços farmacêuticos. O cadastramento será feito pela Ascoferj.

As empresas interessadas deverão enviar as informações abaixo para o e-mail farmaceutica@ascoferj.com.br.

1) Nº de lojas que possuem licenciamento sanitário para Vacinação

2) Nº de lojas que possuem licenciamento sanitário para Serviços Farmacêuticos

3) Razão social

4) CNPJ

5) Endereço

6) Inscrição municipal


Observação:

1) As farmácias e drogarias serão inspecionadas previamente pelas equipes da vigilância sanitária;

2) A participação na campanha é facultativa.

Leia também: Novas orientações sobre hidroxicloroquina

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Receba as principais notícias no seu Whatsapp

curta nossa fanpage

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia

Fechar Menu