Farmácias podem contribuir para melhorar qualidade e aumentar expectativa de vida da população

Farmácia pode contribuir para aumento da expectativa de vida da população
Foto: freepik

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram o constante crescimento do número de idosos no Brasil. Atualmente já passa de 33 milhões de pessoas. Até 2050, deve passar a ser 90 milhões, segundo projeções da Organização Mundial da Saúde (OMS). Com isso, as farmácias podem contribuir para que a população viva mais e melhor – e não apenas com a dispensação do medicamento, mas também para prestar assistência farmacêutica com foco no acompanhamento e na prevenção.

Nossos farmacêuticos estão capacitados para prestar o serviço de atenção primária à saúde. Tendo competência para fazer a triagem, e se necessário encaminhar ao médico, prescrever suplementação alimentar, fazer o acompanhamento da adesão ao medicamento, informar o uso correto e, além disso, realizar diversos exames dentro da farmácia”, explica o coordenador de Serviços Farmacêuticos da rede de farmácias São João, Roberto Canquerini.

As farmácias estão muito presentes no dia a dia dos idosos devido à crescente demanda por tratamentos e uso de medicamentos. Aí está a oportunidade de priorizar o atendimento farmacêutico e a saúde preventiva. “Começar o quanto antes com os cuidados em saúde física e mental torna o envelhecimento saudável cada vez mais atingível. Principalmente no rastreio de doenças cardiovasculares e oncológicas, mas também sem esquecer da saúde mental”, reforça Jefferson Cunha, médico de Serviços Farmacêuticos da rede.

É preciso oferecer uma série de inovações ao público, com preços competitivos e atendimento diferenciado. As orientações do farmacêutico são fundamentais para a continuidade e o acompanhamento dos tratamentos, assim como a realização de exames.

Veja também: Aprimorar atendimento a idosos torna-se prioridade para farmácias

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Notícias Canal Farma

Receba notícias, conteúdos e vídeos do YouTube sobre o setor farmacêutico com nosso canal no Telegram.

Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

loading...

Receba as principais notícias direto no celular

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia