Mesmo com a pandemia e o isolamento social, no período móvel de 12 meses terminado em julho, o mercado farmacêutico apresentou um crescimento de 11,6% no faturamento em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Período de 12 meses
Durante os meses de Covid-19, o agrupamento de farmácias que mais cresceu foi o da Febrafar (19,9%), seguido de outras redes associativistas e franquias (14,7%); depois, pelas independentes (14,5%); pelas grandes redes da Abrafarma (9,3%) e por outras redes corporativas (3,8%).
Edison Tamascia revela que o crescimento das lojas da Febrafar acima do mercado já costuma acontecer, mas que o grande diferencial dos números apresentados foi o crescimento das independentes: “Isso se deve principalmente ao fato desses estabelecimentos estarem nos bairros e, como as pessoas ficaram em confinamento, optaram por comprar em locais próximos”.
Crescimento desde 2016
Ao avaliar o crescimento do mercado farma desde 2016, as redes da Febrafar cresceram 81,1%, enquanto outras redes associativistas e franquias cresceram 55,6%, as redes corporativas 35,7% e as independentes 26,2%.
Tamascia acredita que muitos são os fatores que contribuem para o crescimento acima da média do canal farmacêutico, mesmo em meio às crises: essencialidade, evolução demográfica, patologias epidêmicas e desenvolvimento de mercado.
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