Justiça atesta proibição do uso de Cannabis por farmácias

Cannabis não pode ser usada por farmácias
Foto: freepik
Publicidade

A 5ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília, após acolher os argumentos da Advocacia Geral da União (AGU), negou o requerimento de uma farmácia de manipulação de alimentos naturais e cosméticos que deseja manipular produtos com princípios derivados da Cannabis sativa sem restrição de aprovação sanitária. A farmácia alegou que não se diferencia da indústria farmacêutica. A notícia foi dada pelo site do Conselho Federal de Farmácia (CFF) na manhã desta sexta-feira (21/8).

O tribunal afirma que a deliberação está de acordo com os preceitos adotados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na normatização de produtos à base de Cannabis. “Com essa decisão, o Judiciário reafirma a legalidade da atuação da Agência na liberação de produtos à base de Cannabis para fins essencialmente medicinais. A Anvisa vem adotando cautela nesse assunto, já que são produtos que ainda não tem eficácia, segurança e qualidade totalmente estabelecidos, então é preciso que se sigam as etapas necessárias para que ao final esses produtos apresentem os benefícios”, explica Lucia Penna, Procuradora Federal.

A AGU explicou que a possibilidade de extração de substâncias entorpecentes da Cannabis pode gerar efeitos nocivos à saúde, como alucinações, distúrbios e confusão mental. Além disso, afirmou que é necessário estabelecer requisitos técnicos rigorosos para a fabricação, prescrição, importação, comercialização, monitoramento e fiscalização dos produtos para uso terapêutico, já que o princípio da planta é direcionado para práticas ilícitas.

A farmácia pleiteava, na ação, que dois artigos de uma resolução da Anvisa fossem considerados ilegais, pois a delimitação origina uma “reserva de mercado que violaria a livre iniciativa e a liberdade econômica”. A empresa recorreu à instância superior após a negativa da 2ª Vara Federal da Seção Judiciária do Distrito Federal.

Veja também: Merck e The Green Hub anunciam parceria para ampliar conhecimento científico de cannabis no Brasil

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Empresa investe em tecnologia para melhorar a experiência dos usuários e reforçar seu compromisso com a saúde dos clientes.
Aposta da empresa visa fortalecer a presença no ambiente digital e o relacionamento com os clientes, recompensando-os por suas compras.
Loja conceito da Cimed foi desenvolvida em parceria com a São João. O espaço contou com roleta de prêmios e entrega de brindes.
Rede de farmácias alcançou um aumento de mais de 50% nas unidades licenciadas em apenas três meses.
Inovação em programa de fidelidade aumenta vendas em 242% em apenas um ano.
Intenção é evitar o uso excessivo do medicamento ou a sua falta em momentos de crise. A Câmara dos Deputados está discutindo a proposta.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo