EnglishPortugueseSpanish

Justiça atesta proibição do uso de Cannabis por farmácias

Cannabis não pode ser usada por farmácias
Foto: freepik

A 5ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília, após acolher os argumentos da Advocacia Geral da União (AGU), negou o requerimento de uma farmácia de manipulação de alimentos naturais e cosméticos que deseja manipular produtos com princípios derivados da Cannabis sativa sem restrição de aprovação sanitária. A farmácia alegou que não se diferencia da indústria farmacêutica. A notícia foi dada pelo site do Conselho Federal de Farmácia (CFF) na manhã desta sexta-feira (21/8).

O tribunal afirma que a deliberação está de acordo com os preceitos adotados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na normatização de produtos à base de Cannabis. “Com essa decisão, o Judiciário reafirma a legalidade da atuação da Agência na liberação de produtos à base de Cannabis para fins essencialmente medicinais. A Anvisa vem adotando cautela nesse assunto, já que são produtos que ainda não tem eficácia, segurança e qualidade totalmente estabelecidos, então é preciso que se sigam as etapas necessárias para que ao final esses produtos apresentem os benefícios”, explica Lucia Penna, Procuradora Federal.

A AGU explicou que a possibilidade de extração de substâncias entorpecentes da Cannabis pode gerar efeitos nocivos à saúde, como alucinações, distúrbios e confusão mental. Além disso, afirmou que é necessário estabelecer requisitos técnicos rigorosos para a fabricação, prescrição, importação, comercialização, monitoramento e fiscalização dos produtos para uso terapêutico, já que o princípio da planta é direcionado para práticas ilícitas.

A farmácia pleiteava, na ação, que dois artigos de uma resolução da Anvisa fossem considerados ilegais, pois a delimitação origina uma “reserva de mercado que violaria a livre iniciativa e a liberdade econômica”. A empresa recorreu à instância superior após a negativa da 2ª Vara Federal da Seção Judiciária do Distrito Federal.

Veja também: Merck e The Green Hub anunciam parceria para ampliar conhecimento científico de cannabis no Brasil

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print
Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

City Farma - Invista na abertura de um bom negócio

Receba as principais notícias pelo nosso grupo

curta nossa fanpage

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia

Televendas Zamboni
Fechar Menu