Movimento no fim de ano traz alerta de combate às perdas no varejo

Farmácias devem ter atenção às perdas no varejo
Foto: shutterstock

Faltando poucos dias para o Natal, o comércio espera um desempenho melhor este ano, especialmente com o avanço da vacinação contra a Covid-19. Números da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offer Wise Pesquisas, revelam que cerca de R$ 68,4 bilhões deverão ser injetados nas festas de fim de ano de 2021. Nesse momento, o varejo deve ter atenção redobrada com as perdas, especialmente as oriundas de furtos.

Hailton Santos, diretor comercial da Gunnebo, referência na prevenção de perdas e performance do varejo, é fundamental que os lojistas estejam preparados para otimizar e combater as perdas tanto na área da loja quanto no estoque.

“Se não houver um monitoramento adequado no recebimento de mercadorias pode haver furtos internos e perdas logo no estoque, proporcionadas por conluio entre funcionários, fornecedores e equipes terceirizadas da área”, afirma Santos.

Varejo farma

De acordo com uma pesquisa recente da Associação de Perdas no Varejo Brasileiro (Abrappe), o índice de perdas do varejo farma foi de 1,08%, enquanto a média do varejo foi de 1,33%.

As áreas mais críticas a serem monitoradas são compras, recebimento, estoque, troca de mercadorias, tesouraria e operação de caixa. Além do furtante profissional, as lojas mais cheias e desorganizadas atraem furtantes ocasionais e impulsivos. “Um dos grandes benefícios de investir em um trabalho de prevenção de perdas é aumentar os lucros da empresa, seja ela de qualquer tamanho. É preciso estar atento para reduzir os prejuízos e manter o seu negócio saudável financeiramente”.

Uma das formas de prevenir os furtos é apostar na tecnologia, por meio de antenas antifurto, etiquetas eletrônicas em produtos de alto risco, como desodorantes e aparelhos de barbear, e monitoramento por câmeras, além de um bom treinamento e boa gestão do negócio.

Veja também: Farmácias podem contribuir para melhorar qualidade e aumentar expectativa de vida da população

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Notícias Canal Farma

Receba notícias, conteúdos e vídeos do YouTube sobre o setor farmacêutico com nosso canal no Telegram.

Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

loading...

Receba as principais notícias direto no celular

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia