Omnichannel no varejo farmacêutico: diferencial para o futuro da saúde

Varejistas que utilizam a estratégia de marketing omnichannel registraram aumento de 15% a 35% no tíquete médio das transações.
Omnichannel no varejo farmacêutico: diferencial para o futuro da saúde
Foto: Divulgação
Publicidade

De forma geral, o varejo tem acelerado investimentos em transformação digital e em outras diversas frentes. Segundo o estudo Transformação Digital de Varejo e Consumo, publicado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, em parceria com Oasis Lab Innovation Space, 87% das empresas afirmam ter ações de transformação digital em seus negócios. O levantamento mostra que as principais áreas de investimento são omnichannel (41%) e e-commerce (21%), refletindo forte preocupação com a implementação de vendas on-line e a experiência do consumidor.

Leia: Frente da Saúde é reapresentada com foco na defesa do SUS

No setor farmacêutico, não é diferente. Em 2021, as 26 redes varejistas ligadas à Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) tiveram alta de 56,8% nas operações de delivery e e-commerce, totalizando R$ 2,8 bilhões. O resultado confirma que a transformação digital está caminhando e se mantendo em movimento no setor.

No modelo ominichannel, o consumidor conta com diversos canais de vendas integrados (loja física, e-commerce, compra on-line e retirada na loja entre outros), de modo que possa fazer suas compras por qualquer um deles, da maneira mais adequada para cada momento de sua vida. Apesar do contexto fortemente digital, loja física ainda é, e sempre será, muito importante para o segmento.

Cada vez mais, quem souber investir nesse cross terá mais vantagens. Uma pesquisa da Harvard Business Review comprova o cenário: 7% dos consumidores pretendem comprar apenas on-line, 20% em lojas físicas e 73% em variados canais.

Como agora não é só o cliente que vai até a loja, mas também a loja que vai até o cliente, é preciso criar alternativas para buscar o consumidor fora do PDV, manter contato com ele e rever toda a estratégia omnichannel, em que as experiências de compra física e on-line se fundem.

No sentido oposto, grandes redes que incrementam a oferta de produtos de higiene e beleza, marcas próprias e medicamentos que não exigem prescrição médica, começam a estruturar seu negócio, posicionando-se como marketplaces para que o cliente tenha a experiência ainda mais completa. Muitas vezes, esses modelos de negócio alteram a dinâmica de mercado e passam a contar com os fabricantes também como sellers.

Programas de incentivo (pontos), de fidelidade e descontos, de apoio ao tratamento do laboratório farmacêutico completam a corrida pelos diferenciais de mercado. Nesses casos, a ação funciona em todos os perfis e portes de empresa. Cada vez mais, quem desenvolve as estratégias de marketing e relacionamento precisa se integrar a parceiros de automação comercial para que a experiência do consumidor seja fluida e alcance retenção.

Leia também: Comprovação de porte na Anvisa

Segundo o relatório IDC Retail Insights, os varejistas que utilizam a estratégia de marketing omnichannel registraram aumento de 15% a 35% no tíquete médio das transações e alta de 5% a 10% na rentabilidade dos clientes leais. É um caminho sem volta e, quem focar agora nessa estratégia de forma sensível e inovadora, vai sair na frente.

Créditos: Oscar Teixeira Basto Júnior, diretor de varejo da InterPlayers.

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Aposta da empresa visa fortalecer a presença no ambiente digital e o relacionamento com os clientes, recompensando-os por suas compras.
Loja conceito da Cimed foi desenvolvida em parceria com a São João. O espaço contou com roleta de prêmios e entrega de brindes.
Rede de farmácias alcançou um aumento de mais de 50% nas unidades licenciadas em apenas três meses.
Inovação em programa de fidelidade aumenta vendas em 242% em apenas um ano.
Com orientação de farmacêuticos clínicos especializados, serviço oferece exames e cuidados básicos nas mais de 420 lojas da rede.
Farmácias precisarão finalizar o inventário anterior, recadastrar a empresa e o farmacêutico no SNGPC e iniciar um novo inventário.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo