Raia Drogasil volta a acelerar em julho e agosto

Raia Drogasil volta a acelerar em julho de 2020
Foto: Divulgação

O portal do Valor Econômico noticiou, na última quarta-feira (12/8), que a rede Raia Drogasil (RD) informou que a perda de alavancagem operacional no segundo trimestre de 2020, que resultou em vendas crescendo apenas um dígito e no aumento das despesas, não se repetirá no restante do ano.

Dados dos meses de julho e agosto mostram retomada nas vendas, com crescimento de 13,8% em julho, em relação ao ano anterior. Ao desconsiderar as lojas de shoppings, que têm tido desempenho pior, a alta vai para 19%.

Segundo trimestre

Eugenio de Zagottis, vice-presidente de Planejamento Corporativo e Relações com Investidores da RD, explica que a rede foi muito impacta pela Covid-19 no segundo trimestre: “As vendas foram fracas, houve o adiamento do reajuste de medicamento, o que gera pressão de resultados e de caixa, mas que entendemos que são absolutamente pontuais. Julho já foi robusto, quase normalizando”.

Após a queda de 6,9% nas vendas em lojas maduras no segundo trimestre do ano, houve uma alta de 0,8% em julho; nas unidades de rua, a alta foi de 5,8%. Segundo a empresa, a retração entre abril e junho em lojas maduras aconteceu porque o segmento, voltado para classes mais altas, sentiu mais a pandemia que o mercado popular, para classes mais baixas.

Além disso, houve uma maior pressão em ciclo de caixa de abril a junho, um reflexo do aumento no estoque e atraso no reajuste anual de preços. “Tomamos a decisão de manter estoque forte na pandemia para garantir nível de serviço, e, ao mesmo tempo, o aumento de preços escorregou dois meses, o que também produziu impacto, penalizando nosso ciclo de caixa, mas isso já está melhorando”, comenta Zagottis.

Foco para reversão

A Raia Drogasil está aumentando os investimentos em mercados populares no Nordeste e no Sul. “Estamos abrindo mais lojas nesses mercados, criando espaço para entrar com mais força nesse segmento de classes mais baixas. Aprendemos com a Farmasil – bandeira para classe popular – e agora estamos implantando o que aprendemos”, comenta o Marcilio Pousada, CEO da empresa.

Além disso, a rede desdobrou as ações de um para cinco, para reduzir o preço por ação e atrair mais investidores pessoa física.

Veja também: Grupo DPSP volta a negociar com Femsa

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Notícias Canal Farma

Receba notícias, conteúdos e vídeos do YouTube sobre o setor farmacêutico com nosso canal no Telegram.

Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

loading...

Receba as principais notícias direto no celular

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia