[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]
Na rede de farmácias São João, presente no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, dos cerca de 15 mil colaboradores, aproximadamente 11,5 mil são mulheres, o equivalente a 73,8%. A presença feminina é maior tanto nas lojas quanto nos cargos de gestão – elas ocupam 70% dos postos de comando.
Taline Cardoso, coordenadora regional, é a colaboradora que está há mais tempo na empresa. “Quando comecei havia uma ideia mais machista, de que cargos de liderança seriam apenas para homens. Hoje podemos ver o quanto somos valorizadas. Isso mostra que a São João aposta e confia na capacidade feminina. As oportunidades são dadas para todos, homens e mulheres”, diz.
A São João, como forma de beneficiar as colaboradoras que tenham filhos recém-nascidos, participa do programa Empresa Cidadã, que garante a prorrogação da licença-maternidade para a mãe por mais 60 dias. Além disso, fornece o projeto Bolsa Bebê, enxoval com produtos de higiene e cuidados.
Em relação à empregabilidade feminina, meninas a partir de 14 anos são contratadas pelo programa Jovem Aprendiz. Já as colaboradoras com mais de 70 anos também são valorizadas.
Veja também: Mais de mil pessoas são atendidas em ação da rede São João sobre câncer de pele