14 dicas da Farmarcas para organizar o varejo e vender mais

Dicas para organizar o varejo
Foto: shutterstock
Publicidade

O sucesso de uma empresa de varejo depende fortemente das vendas. O problema é que, muitas vezes, os estabelecimentos acreditam que apenas bons preços, boa localização e fatores isolados são suficientes. Na verdade, é preciso mais que isso. Um exemplo é a experiência de compra do consumidor dentro do estabelecimento, impactada pela organização dos produtos e pela padronização do layout.

Boa layoutização é fundamental

O diretor de comunicação e operações da administradora de redes associativistas de farmácias Farmarcas, Ângelo Vieira, sinaliza a existência de situações que podem atrapalhar a fidelização de clientes. “Muitas vezes, entro em estabelecimentos variados, muito bem localizados e com uma proposta teoricamente interessante. Contudo, espanto-me com a total desorganização de produtos, comunicação falha e atendimento inadequado. É importante ter em mente que isso impactará diretamente nos resultados das vendas”, alerta.

Dicas para vender mais

Além da disposição dos produtos, outros detalhes são importantes para melhorar o negócio. Vieira dá 14 dicas para as farmácias venderem mais:

1 – Posicionamento estratégico de produtos focos: os produtos que levam os consumidores ao estabelecimento devem ser expostos no final dos corredores e em locais distantes da entrada da loja. Isso estimula o cliente a circular e conhecer outros itens no caminho.

2 – Visibilidade às embalagens e preços: a organização da exposição de produtos deve ser feita de forma padronizada, com o melhor lado da embalagem voltado para a frente, para que o cliente possa ver os nomes. Preços precisam estar posicionados embaixo dos produtos certos.

3 – Organização por demanda e tamanho de embalagem: as subcategorias e os sabores devem ser agrupados em ordem crescente de demanda. As embalagens menores devem ser posicionadas nas prateleiras na altura do quadril e as maiores nos expositores mais baixos.

4 – Produtos da mesma categoria sempre juntos: dessa forma, evita-se o vai-e-vem dos consumidores, que podem optar pelo item que melhor atende à sua necessidade de forma rápida.

5 – Baixo e alto giro: colocar os produtos de alto giro em uma altura abaixo do joelho do cliente ou atrás de balcões de vidro pode desestimular a compra. É preciso destacá-los para que tenham melhores resultados de vendas.

6 – Boa sinalização: o consumidor precisa encontrar os produtos por meio da sinalização. Além disso, a equipe deve estar treinada para orientar de forma correta todas as pessoas.

7 – Quantidade insuficiente de itens: não se deve deixar apenas uma embalagem de cada produto exposta na gôndola, pois assim passa a impressão de que o produto está acabando ou saindo de linha.

8 – Promoções sem exageros: evite o excesso de ilhas promocionais. A estratégia deve ser usada de forma objetiva, investindo em uma ação bem desenhada e que não confunda a cabeça do consumidor.

9 – Precificação nas ofertas: todas as promoções e ofertas precisam estar precificadas com todas as informações visíveis ao consumidor.

10 – Limpeza e higiene de produtos: a limpeza das embalagens e do mobiliário, incluindo frente da loja, balcões e chão, é fundamental para garantir um visual agradável ao ponto de venda.

11 – Escolha dos produtos para ponta de gôndola e vitrines: sendo os locais mais atrativos para exposição de produtos, devem ser ocupados por lançamentos e ofertas sazonais ligadas às datas comemorativas.

12 – Iluminação adequada: luminárias de qualidade que valorizem a exposição dos produtos e melhorem a experiência de compra do consumidor são importantes.

13 – Treinamento da equipe: a capacitação dos colaboradores é fundamental para manter a organização e o abastecimento da loja. É papel da equipe arrumar prateleiras e repor produtos quando necessário.

14 – Treinamento deve proporcionar conhecimento e motivação: manter a equipe motivada e preparada é fundamental para garantir a prosperidade do negócio.

Veja também: Mercado de trabalho: existe um novo perfil de trabalhador?

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Varejistas devem estar atentos à importância de uma gestão eficiente, que vai além do aumento das vendas.
Etiquetas eletrônicas e digital signage permitem que as farmácias mudem os preços de forma automática, sem a necessidade de intervenção manual
Veja como uma solução digital pode potencializar o sucesso das campanhas de trade marketing da sua farmácia.
Relacionamento com o consumidor é fundamental e pode aumentar as chances de fidelização e elevar o tíquete médio das vendas.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo