14 dicas para a farmácia ter sucesso nos eventos de saúde

Publicidade

O calendário do Ministério da Saúde prevê diversas datas comemorativas ao longo do ano. Aproveitá-las para promover ações de saúde na farmácia é uma iniciativa sempre bem-vinda quando o objetivo é estreitar laços com os clientes e contribuir com a qualidade de vida da população.

Entre as datas mais relevantes para o segmento de farmácia, destacam-se o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, em 26 de abril; Dia Nacional da Saúde e Dia Nacional da Farmácia, em 5 de agosto; Dia Nacional de Combate ao Colesterol, em 8 de agosto; Dia Mundial do Coração, em 29 de setembro; Dia Nacional do Idoso, em 1º de outubro; Dia Nacional da Vacinação, em 17 de outubro; e Dia Mundial do Diabetes, em 14 de novembro.

“Já faz tempo que farmácias e drogarias oferecem mais que medicamentos para seus clientes. Informações e orientações em saúde fazem parte da estratégia para aumentar a visibilidade e divulgar a empresa. As ações sociais são, acima de tudo, uma grande oportunidade de o farmacêutico apresentar a farmácia, disponibilizar os serviços farmacêuticos e estabelecer uma maior aproximação com os clientes, possibilitando a captação de novos”, comenta a farmacêutica, gerontóloga, professora e mestre em Ciências do Cuidado em Saúde, Ana Lucia Caldas.

As ações sociais em saúde já são comuns e é possível identificar muitas redes que se mobilizam ao longo do ano para realizá-las. No entanto, nem sempre os resultados são positivos. Há muitas dúvidas e dificuldade em organizar um evento de qualidade. “Muitas vezes, a eficácia das ações fica comprometida por falta de planejamento e organização”, destaca Lucia Gadelha, consultora especialista em Gestão de Recursos Humanos e Capacitação de Líderes.

Ricardo Valdetaro e Ana Lucia Caldas durante ação social de saúde no Largo da Carioca
| Foto: Humberto Teski

É fundamental elaborar o checklist de todo o material necessário, além de envolver a equipe e a própria comunidade como um todo. “Preparar uma lista com todos os itens é o primeiro passo na organização do evento, seguido da escolha do tema e da data. O calendário do Ministério da Saúde é uma boa opção para selecionar datas comemorativas. Além disso, também vale a pena buscar o apoio da Prefeitura, das instituições locais e do comércio do bairro, a fim de garantir o sucesso do evento”, detalha Ana Lucia.

A utilização de tendas é uma boa opção para chamar a atenção das pessoas. “As tendas infláveis são versáteis, coloridas e chamam a atenção dos clientes atuais e potenciais. São excelentes para destacar a marca da farmácia e das empresas parceiras. Contribuem também para que os profissionais da saúde possam interagir com as pessoas, associando a marca da farmácia a três pilares: saúde, assistência farmacêutica e bem-estar”, completa Lucia Gadelha.

Farmacêuticos durante atendimento no Largo da Carioca em comemoração ao Dia da Farmácia | Foto: Humberto Teski

Muito importante também a farmácia estar atenta à vestimenta dos farmacêuticos, aos acessórios de segurança, ao gerenciamento das filas e ao atendimento prioritário de idosos, portadores de deficiência e gestantes.

Veja o passo a passo para promover ações de saúde com sucesso:

  1. Defina previamente a data, em função do calendário, o local e as ações a serem realizadas para despertar o interesse do público-alvo;
  2. Verifique juntamente aos órgãos sanitários locais quais as exigências para a realização do evento;
  3. Busque parcerias nos laboratórios e demais fornecedores da farmácia;
  4. Divulgue com antecedência a realização do evento por meio das redes sociais, para que se tenha uma estimativa de público de acordo com o tempo de duração do evento e espaço físico do local;
  5. Elabore uma lista com todos os itens – cada novo item deve ser acrescentado à medida que surgir;
  6. Envolva todos da equipe no planejamento – cada colaborador deve ter seu papel definido claramente;
  7. Se necessário, capacite farmacêuticos e equipe de apoio;
  8. Separe todos os equipamentos a serem utilizados – por exemplo, ação de combate à hipertensão arterial: separar esfigmomanômetro, estetoscópio e álcool gel; ação de combate ao diabetes: separar glicosímetro, lancetas, tiras de teste, entre outros itens necessários;
  9. Elabore um documento de registro dos serviços farmacêuticos prestados, em duas vias, pois uma fica com o paciente;
  10. Se necessário, providencie vale-refeição, lanche, café e transporte para a equipe;
  11. Defina que profissional irá comparecer ao local com antecedência para acompanhar a montagem da tenda e do restante da estrutura, conforme previsto no planejamento;
  12. Seja pontual e comece o evento no horário divulgado, salvo em casos especiais, como chuvas ou situações que possam prejudicar a locomoção;
  13. Mensure os resultados, pois os indicadores de gestão devem ser bem definidos e avaliados;
  14. Após a realização do evento, faça um relatório de avaliação destacando os pontos positivos e os pontos a serem melhorados.
Picture of Viviane Massi

Viviane Massi

Viviane Massi é jornalista e editora de conteúdo da Revista da Farmácia. Com mais de 20 anos de atuação no Canal Farma, Viviane é especialista em cobrir fatos, eventos e temas do setor.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

De acordo com dados da Indigitall, as empresas elevam em 40% suas vendas ao usar o WhatsApp para conversas diretas.
Companhia eliminou processos internos e está estimulando um ambiente mais colaborativo.
Diante desse cenário, as Farmácias Associadas concentram mais de 500 lojas nos estados de Mato Grosso do Sul, Goiás e no Distrito Federal.
Varejistas devem estar atentos à importância de uma gestão eficiente, que vai além do aumento das vendas.
Assembleia Geral Ordinária será realizada na sede da Associação, no Rio de Janeiro, e remotamente, no dia 13 de novembro.
Etiquetas eletrônicas e digital signage permitem que as farmácias mudem os preços de forma automática, sem a necessidade de intervenção manual
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo