A farmacêutica AbbVie e a Calico Life Sciences anunciaram nova extensão da parceria que tem como objetivo descobrir, desenvolver e levar ao mercado novas terapias para pacientes com doenças relacionadas ao envelhecimento, incluindo degeneração neurológica e câncer. A parceria foi iniciada em 2014.
Na colaboração, a Calico é responsável por buscar pesquisas em estágio de descoberta, utilizando tecnologia de ponta e recursos avançados de computação. Já a AbbVie atua fornecendo suporte de desenvolvimento científico e clínico, além de sua experiência em futuras atividades de comercialização.
Até o momento, as duas companhias já produziram mais de 20 programas em estágio inicial em imuno-oncologia e degeneração neurológica que têm gerado novas formas de compreensão sobre a biologia do envelhecimento. Além disso, três alvos de degeneração neurológica e de câncer avançaram para a fase clínica.
“Nossa colaboração evoluiu para uma máquina de inovação, particularmente em novos alvos em oncologia e imuno-oncologia, e pode abrir novos caminhos para doenças complexas relacionadas à idade”, afirma Tom Hudson, vice-presidente sênior de P&D e CSO da AbbVie.
Pelos termos do acordo, a parceria se estenderá a partir de 2022 por mais três anos. A Calico será responsável pela pesquisa e desenvolvimento inicial até 2025 e avançará os projetos até 2030, sendo apoiada pela AbbVie. Os custos e lucros serão compartilhados igualmente.
Veja também: Prati-Donaduzzi realiza campanha de incentivo à imunização