ABIQUIFI e EMBRAPII se unem para ampliar produção de insumos farmacêuticos no Brasil

Entidades se unem para estimular produção de insumos farmacêuticos no Brasil
Foto: freepik

A pandemia da Covid-19 trouxe à tona a fragilidade da saúde pública brasileira ao expor a dependência do País pela importação de insumos farmacêuticos (IFAs) na produção de medicamentos e vacinas. Atualmente, apenas 5% dos insumos são fabricados no Brasil, enquanto os outros 95% são importados, em sua maioria, da China e da Índia. Em um cenário de urgência global, há riscos de colapso na saúde.

Por esse motivo, a Associação Brasileira da Indústria de Insumos Farmacêuticos (ABIQUIFI) e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) firmaram um acordo de aliança estratégica de fomento à produção, inovação e independência tecnológica. O projeto visa estimular a fabricação de insumos no País, tonando o setor mais independente de escassez externa.

Norberto Dias, presidente executivo da ABIQUIFI, comenta: “Nenhum país é 100% independente em IFA, mas é possível definir quais insumos poderão ser integralmente ou em parte produzidos aqui, levando em consideração os aspectos da saúde pública e de capacidade tecnológica”.

De acordo com o executivo, a fragilidade vivida com a Covid-19 cria oportunidade para o Brasil retomar sua capacidade de fabricação de IFAs: “Esse é o momento para o Brasil se posicionar e decidir se continuará dependente ou se buscará oportunidades de desenvolver tecnologias, ampliar o parque fabril e reduzir a vulnerabilidade no fornecimento de insumos farmacêuticos”.

Entretanto, ainda que a aliança traga expectativas bastante positivas, seus resultados podem levar em torno de cinco anos para acontecer. “Nossa expectativa é de que com ações estratégicas para o setor, em cinco anos possamos ampliar a produção de insumos, gerar mais empregos e aumentar o fluxo de investimentos”, finaliza Dias.

Veja também: Aspen Pharma compensa mais de 230 mil quilos de resíduos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Notícias Canal Farma

Receba notícias, conteúdos e vídeos do YouTube sobre o setor farmacêutico com nosso canal no Telegram.

Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

loading...

Receba as principais notícias direto no celular

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia